A 4 DE JUNHO

Acção de sensibilização sobre Educação Intercultural

O Núcleo Distrital do Porto da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal (REAPN) vai realizar no próximo dia 4 de Junho, das 14.00 às 18h, uma acção de sensibilização em parceria com o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) sobre Educação Intercultural, a realizar na Rua das Taipas, 83, 2.º andar- 4050-600 Porto.
A inscrição é gratuita mas obrigatória até ao dia 25 de Maio. Será emitido um Certificado de Participação.

A Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal (REAPN) é, desde 1991, uma Organização Não Governamental que actua no âmbito da luta contra a pobreza e exclusão social. Seguindo uma lógica de participação e partenariado, a REAPN baseia a sua intervenção no fomento do trabalho em rede ao nível da sociedade civil e nomeadamente das instituições sem fins lucrativos, que trabalham em prol dos mais desfavorecidos. Obedecendo ao princípio de subsidariedade a REAPN aposta numa estratégia de territorialização, através dos núcleos distritais, entendo estas estruturas como a melhor forma de combater, ao nível regional e local, os diferentes fenómenos e causas da pobreza e exclusão social.

Assim, e dado que o fenómeno da imigração tem vindo a crescer de forma significativa no nosso país e particularmente no distrito do Porto, o Núcleo considera que a aposta na Educação Intercultural assume uma importância central.

A sociedade multicultural coloca novos desafios à intervenção social e educativa, como tal torna-se extremamente pertinente desenvolver competências que permitam aos técnicos das diferentes áreas de intervenção social, professores e educadores um trabalho mais eficiente.

Consulte o programa

 

Data de introdução: 2007-05-17



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...