26 DE JULHO

Dia Nacional dos Avós

Contrariamente ao que seria de esperar, com aumento da esperança de vida, os Avós, figuras indispensáveis no elo intergeracional de cada família, cada vez mais estão mais separados dos netos. A sociedade, que, voluntária ou involuntariamente, afasta as crianças dos seus Avós, toma-se progressivamente mais pobre.

Em alguns casos, com o aumento da idade para aceder à reforma ou, noutras tal como aparecimento de doenças incapacitantes ligadas ao envelhecimento ou em situações de afastamento físico das famílias, a relação Avós/Netos torna-se pobre, frágil ou, até mesmo, inexistente. Por isso, faz sentido, que cada ano se recorde à comunidade que os Avós são importantes para o crescimento equilibrado dos seus netos se, como se espera, aqueles tiverem disponibilidade e souberem exercer o seu papel de Avós, o que nem sempre é fácil.
A Associação Famílias, atenta aos “sinais do tempo” da vida social e familiar, vem chamando a atenção, todos os anos neste dia, para a importância dos Avós e para a urgência de se criarem políticas familiares que adoptem medidas de respeito pelos cidadãos que, independentemente da idade, são Avós.

Entre aquelas, considera a Associação Famílias que, também, a este nível familiar urge saber conciliar o tempo para se ser Avô com o tempo para o trabalho e/ou lazer; considera igualmente, a Associação Famílias que educação familiar não se pode restringir à formação parental mas que aquela deverá contemplar a formação para se ser Avô/Avó no século XXI, no espírito que urge promover de formação contínua da Família; considera-se de primordial importância que aos Avós seja reconhecida, social e familiarmente, a sua dignidade e insubstituabilidade.

Finalmente a Associação Famílias considera que, face aos novos desafios demográficos, sejam pensadas medidas de apoio familiar que permitam a estada em família dos mais velhos que progressivamente percam a sua autonomia, e que permitam que os mais novos aceitem e respeitem o natural envelhecimento e que os mais velhos não são “pesados fardos” familiares mas elementos integrantes da sua própria identidade.

Hoje, DIA NACIONAL DOS AVÓS, a Associação Famílias saúda todos e cada um dos Avós e a todos deseja um dia feliz na companhia dos seus netos e que estes tenham um gesto de ternura para com aqueles.

 

Data de introdução: 2007-07-26



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...