EVANGELIZAR NA PRAIA

Projectos de D. António Francisco para o Verão na Diocese de Aveiro

Cumprindo uma tradição do seu antecessor, D. António Francisco, bispo de Aveiro, irá percorrer - nos meses de Julho e Agosto - algumas estâncias balneares da diocese para reflectir sobre "Evangelizar a cultura do lazer. Uma Igreja que quer acolher com espírito fraterno e abertura cristã, os veraneantes e turistas".

Nos dias 4, 5 e 6 de Agosto, os encontros decorrerão na zona da Vagueira, na Igreja da Gafanha da Boa Hora, seguindo-se a Torreira, nos dias 11, 12 e 13 de Agosto. No dia 14 de Agosto, o Bispo de Aveiro preside às Festas de Fermentelos e no dia seguinte estará nas Termas da Curia. No dia 19, preside à peregrinação diocesana ao Santuário de Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha. Por fim, nos dias 25, 26, 27 e 28, estará Barra e Costa Nova.

Em declarações à Agência ECCLESIA o bispo de Aveiro realça que as férias "são um momento das pessoas encontrarem o dinamismo e da alegria do viver cristão". a proposta será diversificada, mas estará centrada na Eucaristia "onde muitos dos nossos veraneantes terão oportunidade de se encontrarem". E acrescenta: "os grupos de jovens e seminaristas estarão presentes nestes encontros".

"A Igreja não faz férias". É com esta determinação que o bispo de Aveiro anuncia que vai estar em pastoral de proximidade durante todo o mês de Agosto, deslocando-se às praias, às comunidades piscatórias, romarias populares e termas.

O programa da «Pastoral de Verão» foi apresentado ontem (dia 26 de Julho), nas instalações da Rota da Luz. Ao longo deste período de veraneio, D. António Francisco pretende "evangelizar a cultura do lazer. Uma Igreja que quer acolher com espírito fraterno e abertura cristã, os veraneantes e turistas". Este ano haverá aspectos inovadores: "Presença dos seminaristas nesta itinerância de evangelização do Bispo de Aveiro; A referência ao voluntariado missionário e A participação dos Secretariados Diocesanos de Pastoral Juvenil e Vocacional e da Pastoral Social nesta iniciativa".

Numa Igreja que se quer de Acção, voltada para a Sociedade e em testemunho daquilo em que acredita, o Bispo de Aveiro irá neste tempo de Verão, pela primeira vez desde que está na Diocese inaugurar as acções de Pastoral do Verão nas comunidades que mais vivem o tempo retemperador de férias e de lazer no território da Diocese.

Centrando esta Pastoral de Verão na celebração da eucaristia junto das paróquias que recebem maior número de veraneantes, o bispo diz ainda que pretende estar mais disponível e perto de todos. “Quero que este seja um tempo em que os diocesanos de Aveiro sintam a presença de um bispo irmão, confidente, pastor solícito e solidário” - salienta D. António Francisco.

À semelhança do que já acontecia com o seu antecessor, D. António Marcelino, o bispo de Aveiro, que tomou posse a Dezembro de 2006 escolheu quatro temas para a sua evangelização: “A vida, a família, a vocação e a solidariedade.” Estas são, aliás, algumas das linhas mestras do Plano Pastoral da Diocese de Aveiro e tratam-se, segundo o prelado, de “quatro valores do tempo presente, que constituem quatro ângulos do alicerce da sociedade do futuro”.

FONTE: Agência Ecclesia

 

Data de introdução: 2007-07-29



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...