CAMPANHA - DA MINHA MÃO PARA A TUA

Mãe quer despertar crianças para solidariedade

Uma mãe de três filhos, de Gondomar, lançou nesta quadra festiva um desafio a todas as escolas, infantários e colégios para que fomentem nas crianças o sentimento da solidariedade, dando os seus brinquedos àquelas que não os têm, escreve a Lusa.

Denominada «Da Minha Mão Para a Tua», esta campanha pretende recolher o maior número de brinquedos possível e entregá-los pelas mãos das próprias crianças de cada infantário participante a uma instituição à sua escolha.

Para divulgar a sua ideia e lançar o desafio, Branca Lopes foi à Internet e às listas telefónicas de todo o país «tirar» nomes e moradas de escolas para enviar por fax e e-mail informação sobre o seu projecto.

Disponibiliza ainda toda a informação sobre a campanha na Internet, através do endereço electrónico
http://daminhamaoparaatua.com.sapo.pt.

Cada criança deve, então, escolher um brinquedo em bom estado que já não utilize e que queira oferecer a outra criança.

A informação do projecto pode ser dada aos pais, em forma de recado, devendo, também, ser criado um «cantinho» para que os brinquedos sejam guardados.

A divulgação começou a ser feita em meados deste mês e Branca recebeu já respostas positivas.

«Três escolas aderiram já à campanha», disse, acrescentando que tem recebido muito apoio de particulares também.

A ideia surgiu-lhe em casa, num sábado, depois de observar que as suas duas filhas, de quatro e quase seis anos, discutiam afincadamente quais os brinquedos que iam pedir este ano ao Pai Natal, querendo «tudo aquilo que aparecia na televisão», recordou.

«Sentei-as, expliquei-lhes que há meninos que não têm brinquedos e sugeri-lhes que cada uma fosse escolher um dos seus brinquedos para dar a esses meninos», prometendo-lhes ainda que seriam elas a visitar a casa desses meninos para lhes entregar os brinquedos, contou.

«A verdade é que elas ficaram todas entusiasmadas e este sábado fomos a uma instituição levar os brinquedos», acrescentou.

«Nada cai do céu»

Com esta campanha, Branca Lopes pretende que as suas filhas, e todas as crianças, percebam «que nada cai do céu e que é preciso lutar para se ter aquilo que se deseja».

Na sua opinião, ao dar às filhas tudo aquilo que elas desejam, há valores, como a solidariedade, que ficam desvanecidos.

«E, quando forem adultas, será tudo muito mais difícil», considerou, salientando ser muito importante ensinar as crianças que «o que há de melhor no Natal é dar».

Branca Lopes afirma que a sua campanha «Da Minha Mão Para a Tua» pretende sublinhar que «são boas práticas sociais como esta que podem fazer a diferença na construção da personalidade de quem, amanhã, será a geração adulta deste país».

Fonte: Portugal Diário

 

Data de introdução: 2007-11-29



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...