CAMPANHA - DA MINHA MÃO PARA A TUA

Mãe quer despertar crianças para solidariedade

Uma mãe de três filhos, de Gondomar, lançou nesta quadra festiva um desafio a todas as escolas, infantários e colégios para que fomentem nas crianças o sentimento da solidariedade, dando os seus brinquedos àquelas que não os têm, escreve a Lusa.

Denominada «Da Minha Mão Para a Tua», esta campanha pretende recolher o maior número de brinquedos possível e entregá-los pelas mãos das próprias crianças de cada infantário participante a uma instituição à sua escolha.

Para divulgar a sua ideia e lançar o desafio, Branca Lopes foi à Internet e às listas telefónicas de todo o país «tirar» nomes e moradas de escolas para enviar por fax e e-mail informação sobre o seu projecto.

Disponibiliza ainda toda a informação sobre a campanha na Internet, através do endereço electrónico
http://daminhamaoparaatua.com.sapo.pt.

Cada criança deve, então, escolher um brinquedo em bom estado que já não utilize e que queira oferecer a outra criança.

A informação do projecto pode ser dada aos pais, em forma de recado, devendo, também, ser criado um «cantinho» para que os brinquedos sejam guardados.

A divulgação começou a ser feita em meados deste mês e Branca recebeu já respostas positivas.

«Três escolas aderiram já à campanha», disse, acrescentando que tem recebido muito apoio de particulares também.

A ideia surgiu-lhe em casa, num sábado, depois de observar que as suas duas filhas, de quatro e quase seis anos, discutiam afincadamente quais os brinquedos que iam pedir este ano ao Pai Natal, querendo «tudo aquilo que aparecia na televisão», recordou.

«Sentei-as, expliquei-lhes que há meninos que não têm brinquedos e sugeri-lhes que cada uma fosse escolher um dos seus brinquedos para dar a esses meninos», prometendo-lhes ainda que seriam elas a visitar a casa desses meninos para lhes entregar os brinquedos, contou.

«A verdade é que elas ficaram todas entusiasmadas e este sábado fomos a uma instituição levar os brinquedos», acrescentou.

«Nada cai do céu»

Com esta campanha, Branca Lopes pretende que as suas filhas, e todas as crianças, percebam «que nada cai do céu e que é preciso lutar para se ter aquilo que se deseja».

Na sua opinião, ao dar às filhas tudo aquilo que elas desejam, há valores, como a solidariedade, que ficam desvanecidos.

«E, quando forem adultas, será tudo muito mais difícil», considerou, salientando ser muito importante ensinar as crianças que «o que há de melhor no Natal é dar».

Branca Lopes afirma que a sua campanha «Da Minha Mão Para a Tua» pretende sublinhar que «são boas práticas sociais como esta que podem fazer a diferença na construção da personalidade de quem, amanhã, será a geração adulta deste país».

Fonte: Portugal Diário

 

Data de introdução: 2007-11-29



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...