O Lar Juvenil de Elvas, criado há mais de 150 anos, vai encerrar as portas no final deste ano por falta de utentes e de receitas. "O número de crianças que frequenta as Actividades de Tempos Livres (ATL) é cada vez menor e as despesas mensais são superiores às receitas", justificou João Carvalho, o presidente da instituição.
De acordo com o responsável, "a tesouraria não consegue dar resposta às responsabilidade do lar e o reduzido número de utentes retirou o financiamento da Segurança Social".
O presidente da instituição de solidariedade social alegou que a decisão do Governo em prolongar o horário escolar até às 17:30 trouxe ainda mais dificuldades ao funcionamento da instituição. "Como é que conseguimos manter esta casa de pé e pagar às quatro funcionárias
um ordenado a tempo inteiro", questionou.
Segundo João Carvalho, o encerramento da instituição vai deixar as quatro funcionárias no desemprego. O destino a dar ao património doado à instituição ao longo dos anos vai ficar a cargo da assembleia-geral do Lar Juvenil para que seja, eventualmente, distribuído por outras instituições de solidariedade social.
27.12.2007
Data de introdução: 2007-12-27