800 novos lugares em creches no Algarve

O Algarve vai ser dotado de cerca de 800 novos lugares em creches, através de um investimento aproximado de 7,5 milhões de euros, no âmbito da segunda fase do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES). A nível da terceira idade vão surgir mais 70 lugares em lares de idosos.

Os contratos com 15 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) da região foram assinados a 4 de Abril, no Governo Civil de Faro, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Solidariedade Social, Pedro Marques.

O secretário de Estado sublinhou que a região vai mesmo ultrapassar a meta definida pelo Governo até 2010, concretizando assim o objectivo nacional de aumentar em 50 por cento a rede de creches.

Pedro Marques realçou ainda o forte contributo do distrito de Faro na prossecução destes objectivos com a criação de cerca de mil lugares em 24 novas valências que correspondem a dois terços na segunda fase de candidaturas.

“A aprovação destes lugares permite que, com a conclusão do PARES, o distrito de Faro ultrapasse a meta dos 33,8 por cento em rede de creches” frisou Pedro Marques, considerando estes valores como um forte incentivo à natalidade.

Refira-se, no âmbito das duas fases do PARES, foram investidos no País cerca de 400 milhões de euros em equipamentos sociais, 15 dos quais no distrito de Faro. No total, já foram aprovados a nível nacional, nas duas fases, 16 mil novos lugares em creches e cerca de 15 mil na área de apoio a idosos.

FONTE: Região Sul

 

Data de introdução: 2008-04-12



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...