MATOSINHOS

Câmara vai ajudar a reconverter ATL em creches

A Câmara de Matosinhos anunciou que vai apoiar as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) a avançar com a criação de mais creches, através da reconversão dos actuais ATL. "Com a escola a tempo inteiro, a procura dos ATL diminuiu muito, razão pela qual pensamos ser necessário reconverter esses espaços em creches", sustentou a vereadora da Acção Social da Câmara de Matosinhos.

Luísa Salgueiro disse que esta foi uma das carências evidenciadas no Observatório Social do concelho, hoje apresentado. Segundo a autarca, a oferta de creches ainda é muito deficitária no concelho, sendo inferior a 50 por cento das necessidades, abrangendo apenas 856 crianças.

Actualmente, são 21 as instituições que prestam apoio à infância em Matosinhos, gerindo um conjunto de 69 equipamentos. Luísa Salgueiro falava à Lusa no final da assinatura de protocolos - com cerca de meia centena de associações, que integram a rede social do concelho - destinados a manter actualizados os dados do observatório.

O observatório social integra informações sobre desemprego, demografia, famílias, habitação, educação, saúde e segurança social, entre outras. O objectivo é, segundo a vereadora, dispor da informação necessária para a realização de um diagnóstico do concelho nas diferentes áreas sociais, permitir detectar precocemente a emergência de novos problemas e definir linhas de actuação estratégica.

11.06.2008

 

Data de introdução: 2008-06-11



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.