RESENDE

Construção do Lar de Idosos da Irmandade de S. Francisco Xavier

A Irmandade de S. Francisco Xavier está a levar a cabo a construção de um Lar de Idosos. Esta será a maior obra realizada na freguesia de S. Martinho de Mouros, concelho de Resende, de há muitos anos para cá e a sua importância será maior em cada ano que passe, pois, infelizmente, a população de S. Martinho de Mouros está cada vez mais envelhecida e as dificuldades para tratar devidamente os idosos nos seus lares e no seio da família são cada vez maiores.

O edifício, a construir de raiz, pretende criar a oferta de alojamento para 30 utentes residentes de dia e de noite, no Lar de Idosos. Para tal, terá 18 quartos, sendo alguns simples, outros duplos e de casal.
Além disso, terá também um Centro de Dia, com local de lazer para 22 utentes, durante o dia. Continuará ainda com o Apoio Domiciliário, que já funciona há seis anos nas instalações provisórias da Casa do Capelão, com prestação de serviços em casa de 40 utentes.

A obra foi lançada a concurso, conforme é de lei, tendo sido entregue à empresa que enviou a proposta com o valor mais baixo, cerca de 1 milhão e 300 mil euros.
A obra já começou e deverá estar pronta até ao fim de 2009.

A Segurança Social (Programa PARES), a Câmara Municipal de Resende, a Junta de Freguesia de S. Martinho de Mouros são os financiadores anunciados. Cabe à Irmandade de S. Francisco Xavier arranjar o restante, ou seja, mais de meio milhão de euros, estando a fazer um apelo a todas as pessoas que possam contribuir com donativos.

 

Data de introdução: 2009-01-09



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...