SOLIDARIEDADE

Movimento Esperança Portugal acusa o Governo de "oportunismo e incoerência"

O novo partido Movimento Esperança Portugal (MEP) acusa o Governo de "oportunismo e incoerência na relação com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), em comunicado. O Movimento explica que o governo PS "hostilizou declaradamente as IPSS, reduzindo-lhes os apoios, destruindo toda uma rede de serviços de ateliers de tempos livres", e "recusando adjudicar às Misericórdias o programa de recuperação das listas de espera de oftalmologia".

Aquele partido "critica veementemente o evidente sentido oportunista e eleitoralista das medidas aprovadas" e espera que "o Governo assuma as responsabilidades subsequentes", no que respeita à garantia de apoio às IPSS nos próximos anos.

O primeiro-ministro, José Sócrates, assinou hoje contratos entre o Estado, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e centena e meia de instituições particulares de solidariedade social(IPSS), no âmbito do programa "Iniciativa Emprego 2009 - o emprego primeiro"

Nessa iniciativa, inserida nos dois dias de "Governo presente" em Aveiro, José Sócrates destacou as políticas sociais do governo no apoio à família e no combate à pobreza, e enalteceu a resposta pronta das instituições de solidariedade ao desafio da criação de emprego.

O MEP desafia ainda o Governo a comprometer-se com o aumento de 0,5% para 1% da consignação que cada contribuinte pode fazer do seu IRS para instituições de solidariedade social.

 

Data de introdução: 2009-02-22



















editorial

MULTIDIMENSIONALIDADE DO ENVELHECIMENTO

(...) A forma como a sociedade encara os mais velhos, uma visão redutora, apenas como custos, parecendo ignorar o valor que eles transportam na sociedade e nas famílias, precisa ser urgentemente corrigida, quantificando o seu valor social. O aumento do...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Para regionalizar sem fragmentar a educação e formação profissional
A descentralização da educação em Portugal ganhou um novo impulso com a transferência de competências para as Comissões de Coordenação e...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Cooperação entre as autarquias e as IPSS
Decerto que já tomaram posse todos os eleitos para os órgãos municipais e os das Juntas de Freguesia. É a hora de começar a pôr em prática, progressivamente,...