OPINIÃO

Dia Internacional da Justiça Social

Ocorreu no passado dia 20 de Fevereiro o DIA INTERNACIONAL DA JUSTIÇA SOCIAL.
É verdade! A grande comunicação social não falou disso e um Dia que evoca a JUSTIÇA SOCIAL, nos tempos que correm, deveria abrir todos os telejornais e ficar estampado nas primeiras páginas de tudo quanto é jornal!

Há muito tempo que pessoas atentas ao desenvolvimento das políticas sociais vêm chamando a atenção para o risco que se está a correr de se andar a dar por solidariedade o que é devido por JUSTIÇA SOCIAL.

É claro e está o provado que, no caso português, muito em especial, uma das causas da pobreza são os baixos salários de quem, mesmo trabalhando, não consegue um rendimento justo e capaz de sustentar a sua família!

Passou-nos ao lado esta iniciativa em boa hora tomada pela comissão “Justiça, Paz e Integridade da Criação” da União dos Superiores e Superioras dos Institutos Religiosos, levando à ONU a recomendação da criação deste Dia, fazendo acompanhar esta iniciativa da seguinte razão: “ sentimos a necessidade urgente de contribuir de modo claro e decisivo para a causa da Justiça e da Paz e exigir dos nossos governantes que assumam a responsabilidade em toda a actividade internacional”.

Afinal, os frades e freiras andam mais atentos do que a gente pensa ao que se passa no mundo e souberam identificar uma das principais Causas da POBREZA: A Injustiça, razão pela qual entenderam ser dever da comunidade Internacional erradicar uma das causas dessa Pobreza, através de mais JUSTIÇA SOCIAL!

O terramoto social que se abateu, sobretudo sobre a Europa e, com especial incidência sobre Portugal, deveria levar-nos a prestar muito mais atenção e a investir muito mais na nossa acção política e solidária no sentido de ERRADICAR CAUSAS para ir eliminando CONSEQUÊNCIAS!

Esta data deveria merecer uma muito maior atenção nos próximos anos e a JUSTIÇA SOCIAL tem importância suficiente para ser mais falada e mais reclamada num tempo em que a GANÂNCIA se sobrepôs à PARTILHA=Justiça na repartição da riqueza criada!

 

Data de introdução: 2009-03-08



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o cofinanciamento do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE),...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A sustentabilidade da Segurança Social
Quando se tenta perspetivar o que pode acontecer no futuro aos sistemas de segurança social há variáveis que são mais fáceis de prever, mas também existem outras...

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

Só quando for um desígnio nacional será erradicada a pobreza
Nas últimas semanas, a pobreza em Portugal voltou a ser tema de abertura em todos os medias. Esta atenção especial deveu-se a informações preocupantes emanadas de fontes...