OPINIÃO

Dia Internacional da Justiça Social

Ocorreu no passado dia 20 de Fevereiro o DIA INTERNACIONAL DA JUSTIÇA SOCIAL.
É verdade! A grande comunicação social não falou disso e um Dia que evoca a JUSTIÇA SOCIAL, nos tempos que correm, deveria abrir todos os telejornais e ficar estampado nas primeiras páginas de tudo quanto é jornal!

Há muito tempo que pessoas atentas ao desenvolvimento das políticas sociais vêm chamando a atenção para o risco que se está a correr de se andar a dar por solidariedade o que é devido por JUSTIÇA SOCIAL.

É claro e está o provado que, no caso português, muito em especial, uma das causas da pobreza são os baixos salários de quem, mesmo trabalhando, não consegue um rendimento justo e capaz de sustentar a sua família!

Passou-nos ao lado esta iniciativa em boa hora tomada pela comissão “Justiça, Paz e Integridade da Criação” da União dos Superiores e Superioras dos Institutos Religiosos, levando à ONU a recomendação da criação deste Dia, fazendo acompanhar esta iniciativa da seguinte razão: “ sentimos a necessidade urgente de contribuir de modo claro e decisivo para a causa da Justiça e da Paz e exigir dos nossos governantes que assumam a responsabilidade em toda a actividade internacional”.

Afinal, os frades e freiras andam mais atentos do que a gente pensa ao que se passa no mundo e souberam identificar uma das principais Causas da POBREZA: A Injustiça, razão pela qual entenderam ser dever da comunidade Internacional erradicar uma das causas dessa Pobreza, através de mais JUSTIÇA SOCIAL!

O terramoto social que se abateu, sobretudo sobre a Europa e, com especial incidência sobre Portugal, deveria levar-nos a prestar muito mais atenção e a investir muito mais na nossa acção política e solidária no sentido de ERRADICAR CAUSAS para ir eliminando CONSEQUÊNCIAS!

Esta data deveria merecer uma muito maior atenção nos próximos anos e a JUSTIÇA SOCIAL tem importância suficiente para ser mais falada e mais reclamada num tempo em que a GANÂNCIA se sobrepôs à PARTILHA=Justiça na repartição da riqueza criada!

 

Data de introdução: 2009-03-08



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...