DIOCESE DE LISBOA

Encontro de idosos

Pelo sétimo ano consecutivo, realizou-se o encontro de idosos da VIII Vigararia, no dia 22 de Abril, data em que se celebra o dia da Terra. Participaram cerca de 140 idosos, provenientes dos Centros Paroquiais de Famões, Ramada, Póvoa de Santo Adrião, Odivelas, Santo António dos Cavaleiros, Lousa e Fanhões.
A ideia destes encontros surge, por um lado, da constatação de que só em parceria se consegue majorar o trabalho social, beneficiando da experiência uns dos outros e, por outro, de uma maior consciencialização das Instituições ligadas à Pastoral Social da Igreja Católica, que precisam de consolidar a sua vocação específica, que nasce da caridade e que, por consequência, deverá manter sempre um nível de exigência solidária que resulta do mandamento novo do seu fundador: “Amai-vos uns aos outros”.
Efectivamente, a solidariedade, como sabemos, manda-nos estar atentos às necessidades do “outro”, tendo como objectivo imediato a promoção de relações solidárias entre pessoas, de modo que os mais carenciados possam atingir aquela dignidade que cada ser humano deverá ter, sem distinção de etnia, religião ou de qualquer outro tipo. Mas, a solidariedade pretende também, como objectivo último, digamos assim, atingir um mundo ideal, onde não existam diferenças sociais entre ricos e pobres.
O cristianismo não tem nada contra esta ideia, antes pelo contrário. Mas propõe um caminho original: em vez de olhar para o pobre, talvez com um sentimento de pena, ou talvez até, com um olhar mais maduro, procurando desafiar os que têm mais, a partilhar com os que nada têm, propõe um olhar de amor para com cada ser humano, pedindo que nos tratemos uns aos outros como irmãos.
Com este desafio pela frente, nós, no âmbito territorial da Vigararia VIII, temos procurado encontrar-nos com alguma frequência, começando por encontros entre as direcções e, a partir daí, procurando promover encontros entre voluntários, técnicos e utentes, de modo a fazer crescer esta consciência de que temos uma identidade muito própria que precisa de estar em diálogo quer interno, quer no contacto solidário e dentro das redes sociais, com todos os agentes da solidariedade, promovendo parcerias e desenvolvendo relações de proximidade com todas as Instituições presentes nestes 2 concelhos (Loures e Odivelas).
Os encontros são promovidos em locais diferentes, correndo as instalações das várias Instituições que nele participam. Este ano, a organização do evento aconteceu na Paróquia de Famões.
O Programa do Encontro iniciou-se com a celebração da Eucaristia, na Igreja de Famões, com a presença de todos os sacerdotes das paróquias representadas, a que se seguiu um almoço de confraternização e uma tarde de convívio, animada pela Tuna do Centro de Dia de Loures.
Esteve também presente a Sra. Vereadora Eduarda Barros, em representação da Câmara Municipal de Odivelas.

Júlio Francisco

 

Data de introdução: 2009-04-25



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE

As questões da sexualidade e das relações de intimidade das pessoas mais velhas nas instituições são complexas, multidimensionais e apresentam desafios para os utentes, para as instituições, para os trabalhadores e para as...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Orçamento Geral do Estado – Alguns pressupostos morais
Na agenda política do nosso país, nas últimas semanas, para além dos problemas com acesso a cuidados urgentes de saúde, muito se tem falado da elaboração do...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O estatuto de cuidador informal necessita de ser revisto
Os cuidadores informais com estatuto reconhecido eram menos de 15 000 em julho, segundo os dados do Instituto de Segurança Social[1]. Destes, 61% eram considerados cuidadores principais e apenas 58%...