O Papa Bento XVI vai visitar Portugal pela primeira vez em Maio de 2010, em resposta a um convite endereçado por Cavaco Silva, anunciou a Presidência da República, no seu sítio oficial da Internet. "Sua Santidade o Papa Bento XVI efectuará uma visita a Portugal no próximo ano, em resposta ao convite que lhe foi endereçado pelo Presidente da República. Para lá do programa oficial, Sua Santidade o Papa Bento XVI deslocar-se-á ao Santuário Mariano de Fátima, onde presidirá às cerimónias religiosas de 13 de Maio".
A visita de Bento XVI a Fátima no próximo ano é a quinta deslocação de um papa ao Santuário Mariano português. A possibilidade de o papa se deslocar a Fátima no próximo ano tinha sido dada a entender pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, nas Jornadas de Comunicação Social realizadas em Fátima a 10 e 11 de Setembro.
O responsável pela comunicação da Santa Sé tinha afirmado não lhe caber a ele fazer esse tipo de anúncios, mas acrescentou que Bento XVI tinha vontade de se deslocar a Fátima e que a agenda para 2010 estava a ser preparada.
"Em breve se saberá se Fátima está ou não incluída", disse. A primeira deslocação foi efectuada por Paulo VI, a 13 de Maio de 1967, para assinalar os 50 anos das primeiras aparições.
Na altura, e para mostrar o desagrado do Vaticano para com o regime político português, Paulo VI deslocou-se unicamente a Fátima, tendo o avião da Alitália que o transportou aterrado na base de Monte Real.
O papa João Paulo II efectuou três deslocações a Fátima, integradas em visitas a Portugal.
A primeira foi a 13 de Maio de 1982 e destinava-se sobretudo a agradecer a Nossa Senhora a protecção que lhe concedeu no atentado de que fora vítima no ano anterior, a 13 de Maio, em plena Praça de São Pedro.
Na noite de 12 de Maio o papa voltou a ser alvo de um atentado, levado a cabo por Juan Fernandez Krohn, antigo discípulo espanhol do arcebispo ultra-conservador francês Marcel Lefébvre.
A segunda viagem ocorreu a 13 de Maio de 1991, para assinalar mais um aniversário das aparições. A terceira e última viagem, a 13 de Maio de 2000, em pleno Ano Jubilar, teve como objectivo presidir à cerimónia de beatificação de Francisco e Jacinta, dois dos pastorinhos que presenciaram as aparições em 1917.
No próximo ano, Bento XVI vai presidir às cerimónias religiosas do 13 de Maio, no Santuário Mariano de Fátima, além do programa oficial, por convite do presidente da República, Cavaco Silva.
O Cardeal Joseph Ratzinger, agora com 82 anos, tornou-se o 266.º papa em 19 de Abril de 2005, 17 dias após a morte do polaco João Paulo II, que tinha visitado Portugal pela última vez em 12 e 13 de Maio de 2000.
Data de introdução: 2009-09-25