SECRETÁRIO DE ESTADO ANUNCIA

Creches: 36 por cento do território coberto até 2011

O secretário de Estado da Segurança Social afirmou hoje, na Trofa, que Portugal vai ultrapassar o objectivo europeu de atingir uma cobertura de 33 por cento na área das creches no final do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (Pares).

Em declarações à Lusa, o secretário de Estado Pedro Marques afirmou que Portugal atingirá os 36 por cento de cobertura, sendo que "a maioria das creches em obra ficarão concluídas até ao fim do ano ou no início de 2011".

Através do Pares, que tem como objectivo a ampliação da rede de equipamentos sociais, Pedro Marques sublinhou que "há mais de 600 obras aprovadas, das quais mais de 400 estão no terreno e cerca de 130 já concluídas".

Pedro Marques salientou ainda a aposta no investimento público em equipamentos sociais, afirmando que "é uma das grandes prioridades do governo".

Para Pedro Marques, há também que realçar que as novas creches construídas nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa permitirão criar "nove mil postos de trabalho e um número praticamente idêntico de empregos em fase de obra".

Com a construção de 400 novas creches nas áreas metropolitanas, o Pares criará cerca de 18 mil lugares para bebés e crianças até aos três anos de idade.

A creche hoje inaugurada na Trofa permitiu criar 50 lugares para crianças e representa um investimento de cerca total de 327 mil euros, com comparticipação do Estado de 183 mil euros.

Fonte: Público


 

Data de introdução: 2010-02-04



















editorial

Atualidades

O projeto-piloto SAD+Saúde foi anunciado e entrou em vigor em outubro de 2025, com o objetivo de integrar o apoio domiciliário com os cuidados de saúde para melhorar a autonomia e dignidade dos utentes. Este projeto reforça a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O poder local no futuro da ação social
Os vencedores das eleições autárquicas tomarão em breve em mãos o rumo das suas autarquias para os próximos quatro anos. Fazem-no num quadro institucional em...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

As IPSS como protagonistas do desenvolvimento local
Com a fusão de freguesias, em muitos lugares do nosso país, as instituições que mais perto ficaram das populações foram a Paróquia, a Sociedade de Cultura,...