A UIPSS-Aveiro lançou no ciberespaço um site dinâmico e oportuno, tendo em vista ser útil a toda a gente, mas especialmente direccionado para dirigentes, trabalhadores e utentes das IPSS associadas, e não só.
A UIPSS-Aveiro mora agora, também, em
http://www.udipss-aveiro.com/, em espaço airoso, fresco e bonito, reflectindo a região que representa, numa tentativa de aproximar as 187 IPSS do Distrito entre si e com a União.
Pretende-se com este projecto “renovar completamente a União e estabelecer uma relação de cumplicidade com as nossas instituições”, segundo nos garantiu Sandra Félix, secretária de Direcção da União e responsável pelo site, que está a ser actualizado momento a momento.
Trata-se de uma iniciativa que aposta na comunicação, divulgando permanentemente a legislação e demais informação destinada às instituições de solidariedade social. Com notícias e comentários, desenvolvimento de temática diversa e abrangente, o site apresenta-nos uma “composição harmoniosa, viva, dinâmica e em mudança”, no dizer de Sandra Félix.
Esta nova “casa” da União está a ser enriquecida com ilustrações, fotos, vídeos e textos que, sendo “um universo de referências emocionais, sociais e culturais, surgem inesperadamente em espaços deixados à respiração do leitor”, sublinhou a nossa entrevistada.
Também aqui há lugar para acções levadas a cabo pelas IPSS, sobretudo as que, pela sua originalidade, possam servir de estímulo a todas as associadas, reflectindo uma ânsia de renovação, inerente às instituições que querem progredir na sua área e no tempo, de forma a responder aos desafios lançados por novas situações sociais emergentes.
Para além de Sandra Félix, todos os membros da direcção e ainda a advogada da União assumiram a colaboração permanente neste site, já que todos entendem a necessidade de se estar atentos e abertos às novas tecnologias da comunicação.
Sandra Félix explicou, entretanto, que há um recanto “para educadores e crianças com momentos de alegria simples, com humor”, destinado a aquecer “um coração de qualquer idade”, porque, “se um texto sensibiliza um educador e uma criança, faz sentido”.
O feedback tem sido uma significativa forma de perceber a importância deste serviço, tanto quanto se vê pela voz de técnicos e dirigentes das IPSS do Distrito de Aveiro, atentos à acção da UIPSS-Aveiro.
Por Fernando Martins
Data de introdução: 2010-03-13