VILA NOVA DE GAIA

Centro de Reabilitação do Norte pronto em dois anos

O Centro de Reabilitação Física do Norte, cuja primeira pedra foi lançada ontem – na presença da ministra da Saúde Ana Jorge e do presidente da Câmara Municipal de Gaia Luís Filipe Menezes – estará pronto daqui a 22 meses, “com 10% de tolerância” no prazo.

A obra – orçada em 41 milhões de euros (proposto o financiamento a 70% de fundos comunitários (QREN) e 30% PIDDAC) – terá uma lotação de 100 camas para as áreas de pediatria (10 camas), de reabilitação geral (15), de lesões medulares (25), de traumatismos crânio-encefálicos (15), de AVC’s e outras doenças neurológicas (35).

No edifício do ex-sanatório, em Gaia, ficará toda a parte administrativa, sendo que nas traseiras serão edificados três módulos, preparados para para o internamento e reabilitação, bem como para as actividades terapêuticas, a investigação, as actividades de inserção profissional e ainda para receber as famílias dos pacientes.

Destacam-se ainda neste projecto os jardins terapêuticos como, por exemplo, o jardim das cores e o jardim dos cheiros, que visam estimular em alguns pacientes funcionalidades adormecidas. Segundo a ministra da Saúde“faltava um equipamento desta natureza na região Norte, sendo justo manter este edifício (ex-sanatório) na área da Saúde”.

Para Luís Filipe Menezes este é um projecto há muito esperado, que “vai dinamizar toda a área da orla marítima de Gaia durante todo o ano”, sendo , portanto, “um grande factor de desenvolvimento”. De facto, este equipamento visa receber – além das pessoas que serão sujeitas a internamento – 22 mil pacientes, por ano, nas consultas externas. Esta unidade terá vários gabinetes para cumprir essa finalidade.

Destaca-se também o facto de este Centro de Reabilitação pretender aplicar um sistema de “One day Clinic”, ou seja, o paciente poderá fazer a sua consulta e todos os exames necessários num único dia, evitando ter que fazer várias viagens com todos os inconveninetes que isso comporta. O centro terá capacidade para estacionar 265 viaturas.

Fonte: Jornal de Notícias

 

Data de introdução: 2010-06-27



















editorial

Magnifica Humanitas

Na encíclica, Leão XIV dirige o olhar da Igreja para uma pergunta decisiva do nosso tempo: o que acontece com o homem quando a tecnologia passa a influenciar a própria compreensão da realidade, da verdade e da dignidade humana? 

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Da inserção à fiscalização dos pobres
O Governo apresentou à Assembleia da República uma proposta de alteração legislativa que cria a Prestação Social Única, substituindo diversas...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Para uma “Magnífica Humanidade”
Não vou abordar o conteúdo específico da Encíclica “Magnifica Humanitas”, do atual Papa, “sobre a salvaguarda da pessoa humana na Era da...