VILA NOVA DE GAIA

Centro de Reabilitação do Norte pronto em dois anos

O Centro de Reabilitação Física do Norte, cuja primeira pedra foi lançada ontem – na presença da ministra da Saúde Ana Jorge e do presidente da Câmara Municipal de Gaia Luís Filipe Menezes – estará pronto daqui a 22 meses, “com 10% de tolerância” no prazo.

A obra – orçada em 41 milhões de euros (proposto o financiamento a 70% de fundos comunitários (QREN) e 30% PIDDAC) – terá uma lotação de 100 camas para as áreas de pediatria (10 camas), de reabilitação geral (15), de lesões medulares (25), de traumatismos crânio-encefálicos (15), de AVC’s e outras doenças neurológicas (35).

No edifício do ex-sanatório, em Gaia, ficará toda a parte administrativa, sendo que nas traseiras serão edificados três módulos, preparados para para o internamento e reabilitação, bem como para as actividades terapêuticas, a investigação, as actividades de inserção profissional e ainda para receber as famílias dos pacientes.

Destacam-se ainda neste projecto os jardins terapêuticos como, por exemplo, o jardim das cores e o jardim dos cheiros, que visam estimular em alguns pacientes funcionalidades adormecidas. Segundo a ministra da Saúde“faltava um equipamento desta natureza na região Norte, sendo justo manter este edifício (ex-sanatório) na área da Saúde”.

Para Luís Filipe Menezes este é um projecto há muito esperado, que “vai dinamizar toda a área da orla marítima de Gaia durante todo o ano”, sendo , portanto, “um grande factor de desenvolvimento”. De facto, este equipamento visa receber – além das pessoas que serão sujeitas a internamento – 22 mil pacientes, por ano, nas consultas externas. Esta unidade terá vários gabinetes para cumprir essa finalidade.

Destaca-se também o facto de este Centro de Reabilitação pretender aplicar um sistema de “One day Clinic”, ou seja, o paciente poderá fazer a sua consulta e todos os exames necessários num único dia, evitando ter que fazer várias viagens com todos os inconveninetes que isso comporta. O centro terá capacidade para estacionar 265 viaturas.

Fonte: Jornal de Notícias

 

Data de introdução: 2010-06-27



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...