SEMANA DE LUTA CONTRA A POBREZA

"24 Horas pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social" em 15 cidades

A iniciativa "24 Horas pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social", com acções em Lisboa e no Porto, é o ponto alto desta Semana de Luta Contra a Pobreza.

Manifestações de rua, debates e até um jogo com antigas estrelas de futebol são alguns dos eventos a lembrar que combater a actual crise não pode fazer esquecer a solidariedade de todos, na ajuda aos mais pobres. Uma ideia reforçada pelo Padre Jardim Moreira, da Rede Europeia Anti-pobreza em Portugal.

“Estamos a tentar despertar a consciência de toda a sociedade de que este é um problema de todos. Não podemos pensar que o dinheiro dos impostos chega para resolver todos os problemas do país – há atitudes de solidariedade e de proximidade que devemos ter em conta para que esta sociedade não se torne de facto numa selva, onde não se pode conviver”, explica.

Vai ainda ser apresentado um manifesto no 2º fórum Nacional de Pessoas em Situação de Pobreza, que decorre hoje e amanhã no Parlamento, em Lisboa. No Porto, há uma marcha na Avenida dos Aliados. Também há iniciativas noutras 13 cidades.

Estas “24 horas pelo Combate à Pobreza” integram o Programa Nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social.

Fonte: Renascença

 

Data de introdução: 2010-10-06



















editorial

Atualidades

O projeto-piloto SAD+Saúde foi anunciado e entrou em vigor em outubro de 2025, com o objetivo de integrar o apoio domiciliário com os cuidados de saúde para melhorar a autonomia e dignidade dos utentes. Este projeto reforça a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O poder local no futuro da ação social
Os vencedores das eleições autárquicas tomarão em breve em mãos o rumo das suas autarquias para os próximos quatro anos. Fazem-no num quadro institucional em...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

As IPSS como protagonistas do desenvolvimento local
Com a fusão de freguesias, em muitos lugares do nosso país, as instituições que mais perto ficaram das populações foram a Paróquia, a Sociedade de Cultura,...