SEMANA DE LUTA CONTRA A POBREZA

"24 Horas pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social" em 15 cidades

A iniciativa "24 Horas pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social", com acções em Lisboa e no Porto, é o ponto alto desta Semana de Luta Contra a Pobreza.

Manifestações de rua, debates e até um jogo com antigas estrelas de futebol são alguns dos eventos a lembrar que combater a actual crise não pode fazer esquecer a solidariedade de todos, na ajuda aos mais pobres. Uma ideia reforçada pelo Padre Jardim Moreira, da Rede Europeia Anti-pobreza em Portugal.

“Estamos a tentar despertar a consciência de toda a sociedade de que este é um problema de todos. Não podemos pensar que o dinheiro dos impostos chega para resolver todos os problemas do país – há atitudes de solidariedade e de proximidade que devemos ter em conta para que esta sociedade não se torne de facto numa selva, onde não se pode conviver”, explica.

Vai ainda ser apresentado um manifesto no 2º fórum Nacional de Pessoas em Situação de Pobreza, que decorre hoje e amanhã no Parlamento, em Lisboa. No Porto, há uma marcha na Avenida dos Aliados. Também há iniciativas noutras 13 cidades.

Estas “24 horas pelo Combate à Pobreza” integram o Programa Nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social.

Fonte: Renascença

 

Data de introdução: 2010-10-06



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...