SEMANA DE LUTA CONTRA A POBREZA

"24 Horas pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social" em 15 cidades

A iniciativa "24 Horas pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social", com acções em Lisboa e no Porto, é o ponto alto desta Semana de Luta Contra a Pobreza.

Manifestações de rua, debates e até um jogo com antigas estrelas de futebol são alguns dos eventos a lembrar que combater a actual crise não pode fazer esquecer a solidariedade de todos, na ajuda aos mais pobres. Uma ideia reforçada pelo Padre Jardim Moreira, da Rede Europeia Anti-pobreza em Portugal.

“Estamos a tentar despertar a consciência de toda a sociedade de que este é um problema de todos. Não podemos pensar que o dinheiro dos impostos chega para resolver todos os problemas do país – há atitudes de solidariedade e de proximidade que devemos ter em conta para que esta sociedade não se torne de facto numa selva, onde não se pode conviver”, explica.

Vai ainda ser apresentado um manifesto no 2º fórum Nacional de Pessoas em Situação de Pobreza, que decorre hoje e amanhã no Parlamento, em Lisboa. No Porto, há uma marcha na Avenida dos Aliados. Também há iniciativas noutras 13 cidades.

Estas “24 horas pelo Combate à Pobreza” integram o Programa Nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social.

Fonte: Renascença

 

Data de introdução: 2010-10-06



















editorial

Educação: o pilar da inclusão e da solidariedade

Desde a sua fundação, a CNIS tem vindo a afirmar que a educação é, antes de mais, um direito de todos e um fator determinante para a inclusão social. Nesta edição do Solidariedade, reafirmamos esse compromisso...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Acolhimento de Imigrantes apela ao nosso humanismo pátrio
A entrada de imigrantes, em Portugal, tem sido um dos assuntos mais presentes na agenda do país. Na abordagem política tem predominado mais a ideologia que a defesa incontornável da...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A responsabilidade política e a crise das urgências
Duas grávidas perderam, com um intervalo de uma semana, os seus bebés depois de procurarem uma resposta de urgência num hospital público.  Num dos casos, segundo o...