F3M REGRESSA COM AÇÕES DE CAPACITAÇÃO PARA AS ENTIDADES DO SETOR NÃO LUCRATIVO

Instituições de Braga recebem formação sobre Sistema de Normalização Contabilística

É já hoje, dia 19 de Setembro, segunda-feira, que a F3M arranca com as sessões de capacitação sobre o Sistema de Normalização Contabilística para as entidades do sector não lucrativo (SNC-ESNL). A acção realiza-se às 09h00, no Meliá Braga Hotel & Spa, e terá a duração de oito horas. A segunda fase do projecto que a empresa bracarense está a levar a cabo no âmbito do novo sistema inclui agora uma componente de formação específica, esclarecimento de dúvidas, bem como a apresentação de casos práticos sobre o tema. Na primeira edição, que decorreu durante os meses de Junho e Julho em seis cidades do país, a tecnológica promoveu acções de sensibilização e de esclarecimento sobre o SNC-ESNL, onde participaram cerca de 600 pessoas.

Além de Braga, também o Porto, Coimbra, Lisboa, Santarém e Faro vão acolher a iniciativa da F3M. A formação será uma mais-valia na preparação do exercício das atividades contabilísticas e de gestão sobre o novo sistema, que entra em vigor a partir 01 de janeiro de 2012. As sessões serão novamente conduzidas por Mário Guimarães, revisor oficial de contas e com uma vasta experiência na área da Economia Social, bem como no processo de transição para o SNC nas empresas.

A segunda edição vem assim reforçar a informação sobre o tema, depois das ações de sensibilização que a F3M realizou na primeira fase, com o objetivo de preparar e esclarecer sobre as transformações profundas na organização e gestão das IPSS, Misericórdias, Mutualistas e Coletividades.

De referir que o Decreto-Lei nº 36-A/2011, publicado a 9 de março, contempla a aprovação do Sistema de Normalização Contabilística para as entidades do setor não lucrativo, obrigando-as a apresentar contas à tutela.

Enquanto fornecedor líder de software específico para o setor social, uma vez mais a F3M antecipa a realidade e aborda um tema crucial para as entidades da Economia Social. Por outro lado, participa ativamente na sensibilização e informação das entidades do terceiro setor para o SNC-ESNL.

 

Data de introdução: 2011-09-19



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...