AR

Deputados debatem nova Lei de Bases da Economia Social

O Parlamento discute quarta-feira a Lei de Bases da Economia Social, projeto de lei subscrito pelo PSD e CDS-PP que estabelece o regime jurídico das entidades que a integram e determina medidas de incentivo à sua atividade. O diploma, que será discutido no agendamento potestativo (direito de impor a ordem do dia) marcado pelo PSD, estabelece que integram a Economia Social as instituiçöes particulares de Solidariedade Social de natureza associativa, fundacional ou equiparadas, organizaçöes näo governamentais, fundações, associações com "fins altruísticos" com atividade nas áreas científica, cultural e defesa do meio ambiente e cooperativas.

No articulado do diploma, que define Economia Social como o conjunto de atividades económicas e empresariais, livremente levadas a cabo por entidades autónomas, que emanam da sociedade civil, säo estabelecidos diversos princípios orientadores que devem orientar a sua atividade, como o primado dos objetivos sociais, o livre acesso e a participaçäo voluntária, a gestäo autónoma e independente das autoridades públicas, entre outros.

Na relaçäo das entidades da Economia Social com o Estado, o projeto de lei apresentado pelo PSD e CDS-PP prevê que o Estado deverá assegurar "o princípio de subsidiariedade da Economia Social face ao Estado".

No artigo referente ao fomento da Economia Social defende-se ainda que os poderes públicos devem facilitar a criaçäo de novas entidades da Economia Social e apoiar a diversidade de iniciativas próprias, "potenciando-se como instrumento de respostas inovadoras aos desafios que se colocam às comunidades" e "removendo os obstáculos que impeçam a constituiçäo e o desenvolvimento das atividades económicas das entidades da Economia Social".

Ainda segundo o diploma, as entidades da Economia Social beneficiaräo de "um estatuto fiscal específico definido por lei em funçäo dos respetivos substrato e natureza".

Após a entrada em vigor da nova Lei de Bases da Economia Social seräo aprovados no prazo de 180 dias os diplomas legislativos que concretizam a reforma do setor da Economia Social e envolveräo a revisäo do Estatuto do Mecenato e do Estatuto de Utilidade Públicas e a criaçäo do regime jurídico das empresas sociais.

No plenário de quarta-feira irá ainda ser debatido um projeto de resoluçäo, este apenas subscrito pelo PSD, que recomenda ao Governo que crie e dinamize um Plano Nacional para a Coesäo Territorial no quadro de uma nova estratégia nacional, especificando metas, açöes e calendário de execuçäo.

Este plano, defendem os sociais-democratas, deverá promover a coesäo territorial do país através de uma nova estratégia assente no desenvolvimento e geraçäo de riqueza e emprego no interior do país através da potenciaçäo, valorizaçäo e fixaçäo de valor dos recursos próprios de cada espaço do território nacional.

No projeto de resoluçäo, o PSD recomenda ainda ao executivo que monitorize e avalie periodicamente a coesäo territorial do país e o impacto das políticas em desenvolvimento, nomeadamente através de um Relatório do Estado da Coesäo Territorial a ser apresentado e discutido bianualmente na Assembleia da República. Governo/Cortes: Ministério da Segurança Social será o segundo maior no corte de dirigentes

 

Data de introdução: 2011-09-20



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...