PENSÕES

Aumento médio de 15 euros para pensões mínimas e rurais

As pensões do regime não contributivo - as sociais (pensões mínimas) e as dadas a trabalhadores agrícolas - receberão um aumento médio de cerca de 15 euros. Os aumentos de 9% admitidos pelo Governo beneficiarão cerca de 400 mil pessoas, que representam 15% do total de pensionistas registados em Portugal no final de 2003 (2,6 milhões de pessoas).

O aumento proposto dá, em média e para as reformas mais baixas, um aumento diário de cerca de 50 cêntimos.

O ministro da Segurança Social, Fernando Negrão, disse ontem, em declarações ao JN, à margem da inauguração do Centro Comunitário da Cruz Vermelha de Águeda, que os aumentos mais elevados serão dados aos beneficiários do "sistema não contributivo" e, principalmente, "aos pensionistas provindos do mundo rural".

Assim, os mais de 300 mil trabalhadores rurais - que recebem pensões de 189,99 euros - terão um aumento de 17 euros, enquanto que os cerca de cem mil beneficiários da pensão social mínima (154,88 euros), serão aumentados quase 14 euros.
 
 
Ver notícia na íntegra

 

Data de introdução: 2004-10-22



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...