VALE DE CAMBRA

Autarquia e instituições apelam a "apadrinhamento de idosos" para combate à solidão

A câmara de Vale de Cambra, em parceria com várias instituições do concelho, lançou o projecto "Apadrinhamento de Idosos", que, apelando ao voluntariado, pretende estimular relacionamentos informais que ajudem a combater a solidão na terceira idade. Elisabete Rocha é a vereadora da Acção Social na autarquia e adiantou à Lusa que a iniciativa resulta da constatação de que, "nas últimas décadas, ocorreram mudanças sociais com fortes implicações nas relações familiares", pelo que muitos agregados sentem agora "a impossibilidade de conciliarem a vida profissional com a vida familiar e deixaram de poder garantir o devido apoio aos seus idosos".
O projecto pretende, por isso, criar "uma verdadeira rede de proximidade informal que combata os momentos de solidão e de isolamento social, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos idosos através de pequenas acções e gestos simples do quotidiano".
A vereadora explica que esse apoio implicará, da parte dos voluntários, visitas periódicas ao idoso e ajuda na realização de pequenas tarefas, como uma ida à farmácia, compras no supermercado ou acompanhamento em tarefas quotidianas, como tratar do jardim ou levá-lo ao cabeleireiro. "É para isso que a câmara municipal está a apostar na captação de voluntários, pois só assim seremos capazes de promover a integração social destas pessoas", afirma Elisabete Rocha.
Para além da câmara municipal, o programa "Apadrinhamento de Idosos" envolve cerca de duas dezenas de organismos de Vale de Cambra, entre instituições particulares de solidariedade social, conferências vicentinas ou agrupamentos de escuteiros.

Os voluntários para o projecto serão seleccionados pela equipa técnica que coordena o programa, de acordo com as aptidões demonstradas pelos interessados e a sua sensibilidade para lidar com esta faixa etária específica. Os idosos a acompanhar por esses voluntários serão, por sua vez, todos aqueles que, com mais de 65 anos de idade, tenham sido indicados para o efeito pelas instituições que os acolhem ou que, residindo sozinhos, sem retaguarda familiar ou rede de vizinhança, se tenham proposto ao projecto por iniciativa própria.

O objectivo da autarquia é reunir "um grupo coeso de voluntários que apoiem na satisfação das necessidades e nas expectativas dos requerentes", revelando-se genuinamente disponíveis não apenas para apoiar os cidadãos seniores, mas também para desenvolver com eles "laços de amizade e redes de proximidade".

Os interessados nesse tipo de voluntariado devem ter mais de 18 anos e apresentar a sua candidatura no gabinete de apoio ao idoso da câmara municipal de Vale de Cambra ou nas comissões de freguesia do concelho, nas conferências vicentinas, nos agrupamentos de escuteiros de Arões e S. Pedro de Castelões, no posto de turismo da cidade ou nas restantes instituições afectas ao projecto.

 

Data de introdução: 2012-01-09



















editorial

TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS

Recentemente, o Governo aprovou e fez publicar o Decreto-Lei nº 57-B/2024, de 24 de Setembro, que prorrogou, até final do ano letivo de 2024-2025, a norma excecional constante do artº 5ºA, 1. da Lei nº 13/20006, de 17 de Abril, com a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A segurança nasce da confiança
A morte de um cidadão em consequência de tiros disparados pela polícia numa madrugada, num bairro da área metropolitana de Lisboa, convoca-nos para uma reflexão sobre...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
No passado dia 17 de outubro assinalou-se, mais uma vez, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Teve início em 1987, quando 100 000 franceses se juntaram na...