VALE DE CAMBRA

Autarquia e instituições apelam a "apadrinhamento de idosos" para combate à solidão

A câmara de Vale de Cambra, em parceria com várias instituições do concelho, lançou o projecto "Apadrinhamento de Idosos", que, apelando ao voluntariado, pretende estimular relacionamentos informais que ajudem a combater a solidão na terceira idade. Elisabete Rocha é a vereadora da Acção Social na autarquia e adiantou à Lusa que a iniciativa resulta da constatação de que, "nas últimas décadas, ocorreram mudanças sociais com fortes implicações nas relações familiares", pelo que muitos agregados sentem agora "a impossibilidade de conciliarem a vida profissional com a vida familiar e deixaram de poder garantir o devido apoio aos seus idosos".
O projecto pretende, por isso, criar "uma verdadeira rede de proximidade informal que combata os momentos de solidão e de isolamento social, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos idosos através de pequenas acções e gestos simples do quotidiano".
A vereadora explica que esse apoio implicará, da parte dos voluntários, visitas periódicas ao idoso e ajuda na realização de pequenas tarefas, como uma ida à farmácia, compras no supermercado ou acompanhamento em tarefas quotidianas, como tratar do jardim ou levá-lo ao cabeleireiro. "É para isso que a câmara municipal está a apostar na captação de voluntários, pois só assim seremos capazes de promover a integração social destas pessoas", afirma Elisabete Rocha.
Para além da câmara municipal, o programa "Apadrinhamento de Idosos" envolve cerca de duas dezenas de organismos de Vale de Cambra, entre instituições particulares de solidariedade social, conferências vicentinas ou agrupamentos de escuteiros.

Os voluntários para o projecto serão seleccionados pela equipa técnica que coordena o programa, de acordo com as aptidões demonstradas pelos interessados e a sua sensibilidade para lidar com esta faixa etária específica. Os idosos a acompanhar por esses voluntários serão, por sua vez, todos aqueles que, com mais de 65 anos de idade, tenham sido indicados para o efeito pelas instituições que os acolhem ou que, residindo sozinhos, sem retaguarda familiar ou rede de vizinhança, se tenham proposto ao projecto por iniciativa própria.

O objectivo da autarquia é reunir "um grupo coeso de voluntários que apoiem na satisfação das necessidades e nas expectativas dos requerentes", revelando-se genuinamente disponíveis não apenas para apoiar os cidadãos seniores, mas também para desenvolver com eles "laços de amizade e redes de proximidade".

Os interessados nesse tipo de voluntariado devem ter mais de 18 anos e apresentar a sua candidatura no gabinete de apoio ao idoso da câmara municipal de Vale de Cambra ou nas comissões de freguesia do concelho, nas conferências vicentinas, nos agrupamentos de escuteiros de Arões e S. Pedro de Castelões, no posto de turismo da cidade ou nas restantes instituições afectas ao projecto.

 

Data de introdução: 2012-01-09



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...