VOLUNTÁRIOS DO CENTRO DE SANTA CLARA DE VILA DO CONDE

Jovens colaboram numa campanha de Natal dirigida a pessoas necessitadas

Sete jovens do Centro Educativo de Santa Clara, em Vila do Conde, inserido na Direcção Geral de Reinserção Social do Ministério da Justiça e gerido peça União Meridianos, participaram no Programa do Centro de Voluntários para a Educação. A acção, promovida pela União Meridianos e pela Cruz Vermelha, consiste na entrega de cabazes de Natal a 32 famílias necessitadas no concelho de Vila do Conde. Todos os produtos dos cabazes, bem como os recipientes e as embalagens, foram elaborados pelos jovens do Centro de Santa Clara, no âmbito dos cursos de capacitação que, entre outras atividades, incluem atividades criativas. Graças a esta acção, os jovens do Centro de Santa Clara ofereceram um presente de Natal a 74 adultos e 56 crianças.
Durante 2013, os jovens do Centro colaboraram, na qualidade de voluntários, em diferentes acções ambientais, com o Banco Local de Voluntariado da Câmara Municipal de Vila do Conde, com a Venerável Ordem Terceira de São Francisco e com o Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Norte.

Compromisso com a juventude

O projeto educativo da União Meridianos, baseado num forte compromisso com a juventude e com a sociedade, tem como objetivo proporcionar formas de atuação e recursos que favoreçam a plena reinserção na sociedade destes jovens, impulsionando para isso atividades que potenciam a convivência e que passam por participar em ações de cooperação e de voluntariado. Pretende-se assim, favorecer ou fomentar uma nova consciência nos jovens, à medida que se relacionam com pessoas carenciadas. Esta iniciativa ajuda os participantes a mudar as suas perspetivas e a abrirem-se aos outros.
No seu vincado compromisso com a juventude, a União Meridianos considera fundamental a participação de associações de acolhimento, instituições e entidades do meio em que se insere o Centro Educativo, porque o voluntariado é e deve ser una oportunidade para todos.

Sobre a União Meridianos

A União Meridianos é uma organização sem fins lucrativos, formada por profissionais do âmbito da psicologia, pedagogia e serviços sociais. A organização mantém um firme compromisso com a promoção dos valores sociais e com o futuro dos jovens, dedicando-se ao desenvolvimento de programas, serviços e ações de intervenção socioeducativa, com caráter preventivo ou tendo em vista a reintegração social de menores e jovens infratores.

 

Data de introdução: 2013-12-27



















editorial

IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS IPSS

As IPSS constituem corpos intermédios na organização social, integram a economia social e são autónomas e independentes do Estado por determinação constitucional.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Eleições Europeias são muito importantes
Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu foi escandaloso o nível de abstenção. O mesmo tem vindo a acontecer nos passados atos eleitorais europeus

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Habitação duradoura – a resposta que falta aos sem abrigo
As pessoas em situação de sem-abrigo na Europa, em 2023 serão cerca de 900 mil, segundo a estimativa da FEANTSA (Federação Europeia das Associações...