HOLANDA

Eutanásia em bebés

Um hospital na Holanda, o primeiro país a permitir a eutanásia, propôs recentemente que sejam elaboradas directrizes para a realização de eutanásia entre recém-nascidos doentes em estado terminal. 
Ao mesmo tempo, o estabelecimento revelou que já vem realizando esse tipo de procedimento, com aplicação de doses letais de sedativos. 

O anúncio feito pelo Hospital Académico de Groningen faz aumentar a discussão actual na Holanda sobre a legalização da eutanásia em pessoas que não são capazes de decidir por si mesmas se querem morrer. Uma possibilidade vista com horror pelos opositores da eutanásia e como natural pelos defensores da prática.

Em Agosto, a principal associação médica da Holanda, a KNMG, pediu ao ministério da Saúde que criasse um conselho independente para rever os casos de eutanásia em doentes terminais sem vontade própria, inclusive crianças, portadores de deficiências mentais graves e pessoas em coma irreversível após acidente. 
O ministério prepara uma resposta ainda para o corrente mês de Dezembro.

 

Data de introdução: 2004-12-09



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...