ENCONTROS SOBRE LEGISLAÇÃO LABORAL

Expectativas suplantadas

Os Encontros sobre “LEGISLAÇÃO LABORAL” que decorreram a 3 e 4 de Dezembro, promovidos pela UDIPSS do Porto e UDIPSS de Leiria em parceria com a de Santarém, ambos organizados e apoiados pela Estrutura Técnica da CNIS, suplantaram mais uma vez as expectativas de adesão previstas. 

No caso do Porto (realizado no Hotel Ipanema Parque), para os 130 lugares que comporta o Auditório do referido hotel, inscreveram-se 250 participantes, ficando previsto um segundo encontro a realizar no início de 2005. 
O de Leiria, realizado no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo daquela cidade, contou com 120 participantes, completando o Encontro de Santarém, onde o número de inscrições também tinha sido ultrapassado . 

Encontro de Leiria - Pormenor da assistênciaÉ objectivo destes encontros sensibilizar os Responsáveis e Técnicos das IPSS para as disposições legais previstas no “Novo Código de Trabalho”, por onde se terão que reger em matéria de Legislação Laboral os trabalhadores das IPSS, colocando-se toda uma série de questões que se prendem com noções de contrato de trabalho, direitos e deveres que dele emergem, cessação dos mesmos, modalidades, horários, faltas e férias, trabalho nocturno e por turnos, etc.

"Vai sem dúvida este tipo de eventos ao encontro das necessidades objectivas das Instituições, pois desde o inicio dos Encontros verificamos um desejo enorme por parte dos Dirigentes e Técnicos em colocarem questões em busca de esclarecimento, o que se vem a concretizar no debate vivo e aceso que estabelecem com os oradores, com colocação de questões pertinentes que a todos preocupam, que passam pelo 'saber fazer' e pela interpretação e explicação de alguns detalhes Jurídicos, previstos no Novo Código de Trabalho" - afirmou ao Solidariedade o Dr. José Queirós, da organização destes eventos, acrescentando:
"Mais uma vez se releva de forma bem explícita e pertinente a necessidade de (in) formação e apoio técnico que as Instituições Particulares de Solidariedade Social carecem, como contributo para melhorar as suas competências de gestão e elevar os seus padrões de qualidade".

Encontro do Porto - OradoresAmbos os encontros contaram com a presença da Dra. Maria Goreti Moreira e do Dr. Joaquim Guarda (vogais da direcção da CNIS).
O Encontro do Porto contou com presença do Presidente da respectiva UDIPSS, Padre Lino Maia; o encontro de Leiria com a presença do Padre Virgílio do Rocio Francisco, Presidente da UDIPSS de Leiria, e do Sr. Mourinha, em representação do Presidente da UDIPSS de Santarém.

ORADORES DO ENCONTRO DO PORTO:

· Dr. Francisco Reis Lima (Advogado e ex - Director dos Serviços Jurídicos do C.R.S.S. Norte – Moderador do Encontro.
· Dr. Rui Sousa (Advogado da UDIPSS do PORTO)
· Dr. Alfredo Oliveira (Advogado)

Encontro de Leiria - OradoresORADORES DO ENCONTRO DE LEIRIA / SANTARÉM:

· Dr. António Oliveira Dias (Advogado)
· Dra. Sónia Bento (Advogada) - Moderadora do Encontro
· Dr. Marco Pires (Advogado) 



Encontro de Leiria - Oradores
Acordo CNIS-IEFP
Telefone e fax: 22 488 1958
e-mail: eta_cnis@clix.pt

Cordenação: Margem C.C.E. Lda.


 

Data de introdução: 2005-01-14




















editorial

As amas em Creche Familiar

Publica-se neste número do “Solidariedade” o texto do acordo com a FSUGT, na parte que contempla também os novos valores de remunerações acordado para vigorar a partir de 1 de janeiro de 2024.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do contributo da CNIS para as próximas eleições
É já tradição que as organizações de diferentes âmbitos, aproveitem os atos eleitorais para fazerem valer as suas reivindicações mais...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Cuidar da democracia
Neste ano vamos a eleições pelo menos duas vezes (três para os açorianos), somos chamados a renovar o nosso laço político com a comunidade, escolhendo...