ENCONTROS SOBRE LEGISLAÇÃO LABORAL

Expectativas suplantadas

Os Encontros sobre “LEGISLAÇÃO LABORAL” que decorreram a 3 e 4 de Dezembro, promovidos pela UDIPSS do Porto e UDIPSS de Leiria em parceria com a de Santarém, ambos organizados e apoiados pela Estrutura Técnica da CNIS, suplantaram mais uma vez as expectativas de adesão previstas. 

No caso do Porto (realizado no Hotel Ipanema Parque), para os 130 lugares que comporta o Auditório do referido hotel, inscreveram-se 250 participantes, ficando previsto um segundo encontro a realizar no início de 2005. 
O de Leiria, realizado no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo daquela cidade, contou com 120 participantes, completando o Encontro de Santarém, onde o número de inscrições também tinha sido ultrapassado . 

Encontro de Leiria - Pormenor da assistênciaÉ objectivo destes encontros sensibilizar os Responsáveis e Técnicos das IPSS para as disposições legais previstas no “Novo Código de Trabalho”, por onde se terão que reger em matéria de Legislação Laboral os trabalhadores das IPSS, colocando-se toda uma série de questões que se prendem com noções de contrato de trabalho, direitos e deveres que dele emergem, cessação dos mesmos, modalidades, horários, faltas e férias, trabalho nocturno e por turnos, etc.

"Vai sem dúvida este tipo de eventos ao encontro das necessidades objectivas das Instituições, pois desde o inicio dos Encontros verificamos um desejo enorme por parte dos Dirigentes e Técnicos em colocarem questões em busca de esclarecimento, o que se vem a concretizar no debate vivo e aceso que estabelecem com os oradores, com colocação de questões pertinentes que a todos preocupam, que passam pelo 'saber fazer' e pela interpretação e explicação de alguns detalhes Jurídicos, previstos no Novo Código de Trabalho" - afirmou ao Solidariedade o Dr. José Queirós, da organização destes eventos, acrescentando:
"Mais uma vez se releva de forma bem explícita e pertinente a necessidade de (in) formação e apoio técnico que as Instituições Particulares de Solidariedade Social carecem, como contributo para melhorar as suas competências de gestão e elevar os seus padrões de qualidade".

Encontro do Porto - OradoresAmbos os encontros contaram com a presença da Dra. Maria Goreti Moreira e do Dr. Joaquim Guarda (vogais da direcção da CNIS).
O Encontro do Porto contou com presença do Presidente da respectiva UDIPSS, Padre Lino Maia; o encontro de Leiria com a presença do Padre Virgílio do Rocio Francisco, Presidente da UDIPSS de Leiria, e do Sr. Mourinha, em representação do Presidente da UDIPSS de Santarém.

ORADORES DO ENCONTRO DO PORTO:

· Dr. Francisco Reis Lima (Advogado e ex - Director dos Serviços Jurídicos do C.R.S.S. Norte – Moderador do Encontro.
· Dr. Rui Sousa (Advogado da UDIPSS do PORTO)
· Dr. Alfredo Oliveira (Advogado)

Encontro de Leiria - OradoresORADORES DO ENCONTRO DE LEIRIA / SANTARÉM:

· Dr. António Oliveira Dias (Advogado)
· Dra. Sónia Bento (Advogada) - Moderadora do Encontro
· Dr. Marco Pires (Advogado) 



Encontro de Leiria - Oradores
Acordo CNIS-IEFP
Telefone e fax: 22 488 1958
e-mail: eta_cnis@clix.pt

Cordenação: Margem C.C.E. Lda.


 

Data de introdução: 2005-01-14




















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...