RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO

Prestação média por beneficiário subiu

O valor médio da prestação de Rendimento Social de Inserção (RSI) por beneficiário situava-se nos 57,48 euros em Novembro, mais 19,54 euros que em Outubro, revelam os dados estatísticos publicados no site da Segurança Social.

Pelo contrário, o valor médio da prestação de RSI por família rondava os 181,49 euros, menos 97,71 euros que no mês anterior. Fonte do Ministério da Segurança Social, da Família e da Criança justificou que "poderão verificar-se alterações dos valores médios mensais porque as prestações são calculadas em função dos rendimentos efectivos e da constituição das famílias abrangidas em cada mês".

Sublinhando que os "processos de RSI são muito dinâmicos", a mesma fonte adiantou que poderão ocorrer ajustamentos diários dos dados constantes do sistema informático de RSI.
"A informação é sistematicamente actualizada em função das alterações verificadas nos processos e, consequentemente, os dados estatísticos são redistribuídos em função do mês de entrada do requerimento e/ou do mês de decisão", adiantou.

No final de Novembro estavam processados um total de 69.656 beneficiários e 25.118 famílias, contra os 56.237 e 20.496, respectivamente, verificados em Outubro. Por beneficiário, Évora é o centro distrital com o valor médio da prestação mais baixo (42,47 euros), apesar de ter apresentado um aumento de 12,47 euros face ao mês de Outubro.

A Região Autónoma da Madeira, que é o centro distrital com a prestação média mais elevada por beneficiário, registou um aumento de 42,06 euros em Novembro, situando-se nos 83,57 euros, contra os 41,51 verificados no mês anterior.

Por família, o centro distrital de Castelo Branco registava em Novembro a prestação média mais baixa (148,13 euros), enquanto a Região Autónoma da Madeira manteve a liderança do centro distrital com a prestação média mais elevada (219,79 euros), apesar de este valor ter sofrido uma redução de 628,51 euros.

Em Outubro, Bragança (167,17 euros) e a Região Autónoma da Madeira (848,30 euros) foram os centros distritais que registaram a prestação média mais baixa e mais alta, respectivamente. Do número total de beneficiários (69.656), 27.889 tem menos de 18 anos, 5.553 tem 65 ou mais anos e 5.074 tem entre 35 e 39 anos.

O Rendimento Social de Inserção entrou em vigor em Junho de 2003, em substituição do Rendimento Mínimo Garantido.

 

Data de introdução: 2004-12-24



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...