Metro de Lisboa acolhe sem-abrigos durante vaga de frio

O Metropolitano de Lisboa deverá manter permanentemente abertas as portas de algumas estações para albergar os sem-abrigo durante a vaga de frio prevista para esta semana, noticia hoje o Diário de Notícias (DN).

O DN acrescenta que esta opção deverá ser ponderada hoje, numa reunião entre a Direcção-Geral de Saúde, o Instituto de Meteorologia e o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil para analisar os possíveis impactos da vaga de frio na saúde pública. Reconhecendo que as estações do Metropolitano não são propriamente "um local muito acolhedor", o porta-voz da empresa, Nuno Soares, disse ao Diário de Notícias que a empresa tentará manter "todos os sistemas em funcionamento", tais como a iluminação e a ventilação, de forma a criar condições para proteger os sem-abrigo do frio.

Caso venha a ser necessário recorrer ao Metropolitano, tal como já aconteceu noutros anos, a empresa está disposta a reforçar a vigilância das estações "para evitar situações de risco".
Idosos, crianças e as pessoas que vivem nas ruas estão nos grupos de risco devido às baixas temperaturas esperadas a partir de hoje no território continental português. 

Notícia no DN

 

Data de introdução: 2005-01-25



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...