É um conceito novo em Portugal que promete revolucionar a forma de aprendizagem de crianças e jovens. Chama-se Escola Virtual e consiste da disponibilização de matérias escolares e explicações, do 1º ao 12º ano, através da Internet. O serviço é pago e para já vai disponibilizar matérias curriculares relativas às disciplinas de Português e Matemática do 9º ano e Português, Matemática, Biologia, Física e Química do 12º ano. O endereço é www.EscolaVirtual.pt
As crianças e jovens portugueses têm a partir de hoje ao seu dispor "explicações" na Internet, através de um site que introduz um novo modelo de aprendizagem para os ensinos básico e secundário.
A Escola Virtual, um projecto inovador em Portugal, disponibiliza as matérias curriculares das principais disciplinas do currículo, do 1º ao 12º ano, permitindo aos utilizadores a possibilidade de abordarem o estudo através da Internet.
Trata-se de um serviço pago que pode ser subscrito, quer por escolas, quer pelos pais dos alunos, mediante uma assinatura anual que custará 9,90 euros por disciplina. Lançado pela Porto Editora, o projecto visa ajudar a consolidar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, promovendo a autonomia no estudo assim como o teste às matérias curriculares.
Os conteúdos programáticos foram desenvolvidos por uma equipa de professores e consultores pedagógicos a partir dos programas curriculares aprovados pelo Ministério da Educação. Segundo a Porto Editora, o www.EscolaVirtual.pt, que inicialmente disponibilizará matérias curriculares relativas às disciplinas de Português e Matemática do 9º ano e Português, Matemática, Biologia, Física e Química do 12º ano, poderá ter "um impacto profundo no sistema educativo nacional, contribuindo para uma melhoria substancial das taxas de sucesso".
Gradualmente o projecto integrará os conteúdos programáticos de vários níveis de ensino, desde o 1º ciclo do ensino básico ao 12º do ensino secundário. À distância de um "clique" os jovens podem, por exemplo, fazer exercícios da disciplina escolhida, cujos resultados são imediatamente apresentados, permitindo assim que o aluno se aperceba do seu estado de aprendizagem.
Este modelo de aprendizagem introduzido pela Escola Virtual é já uma realidade em vários países europeus, nos quais a aposta na disponibilização de conteúdos digitais tem tido resultados positivos nos índices de sucesso escolar.
Data de introdução: 2005-02-10