Os alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico (do 5º ao 9º ano) que no final deste ano lectivo entregarem os seus manuais escolares em condições de serem reutilizados poderão ganhar o direito a receber, gratuitamente, os do nível de escolaridade seguinte. Basta que a escola onde estejam inscritos adira ao novo sistema de troca directa de manuais proposto pelo Ministério da Educação (ME).
Se nesse mesmo agrupamento de escolas não houver livros disponíveis, o ME compromete-se a transferir o dinheiro necessário à compra.
A iniciativa foi revelada pela ministra da Educação, Maria do Carmo Seabra, que pretende assim promover a reutilização dos livros e contribuir para a redução do peso dos custos com a educação no orçamento das famílias.
"A maneira como se tratam os livros num país como o nosso é aflitiva. Há muitos países ricos em que os livros são reutilizados de forma muito mais eficaz. Promover esta ideia de que os livros são para estimar e que os recursos da natureza são para preservar é tão importante quanto o efeito secundário desta medida, que é permitir às famílias poupar muito dinheiro", justifica Maria do Carmo Seabra.
Ver notícia no Público
Data de introdução: 2005-02-11