Estágios profissionais na Alemanha

A Associação Juvenil de Estudos e Comunicação (AJEC) está a seleccionar jovens recém-licenciados ou licenciados, à procura do primeiro emprego, nas áreas de Animação Sócio-Cultural, Arquitectura, Artes, Ciência Política, Comunicação Social, Informática, Serviço Social, Sociologia e Relações Internacionais, para realizarem estágios profissionais na Alemanha, no âmbito do projecto “Mais Além”, com a duração de 24 semanas (6 meses), em dois fluxos opcionais, entre Julho e Dezembro de 2005, e Janeiro e Junho de 2006.

A AJEC é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 1999, por um grupo de jovens com formação em áreas muito diversas, mas com preocupações similares em diferentes matérias de relevo sócio-educacional. O objecto social da associação é a promoção da Educação para a Cidadania, designadamente através da sensibilização para os direitos e deveres cívicos dos jovens cidadãos e a respectiva participação activa nas comunidades em que estão inseridos

Este projecto da União Europeia é promovido pela AJEC, em parceria com a entidade de acolhimento, a Sttutgarter Jugendhaus e.V (SJ), e é desenvolvido no âmbito da Medida Mobilidade, do Programa Leonardo da Vinci, da responsabilidade da Agência Nacional dos Programas Comunitários Sócrates e Leonardo da Vinci.

O parceiro da AJEC neste projecto, a SJ (Casa da Juventude de Estugarda, em Português), é uma organização que actua dentro do quadro da lei alemã para as organizações públicas, sem fins lucrativos, não governamentais e apartidárias, e desenvolve programas de juventude, que têm em conta as seguintes temáticas: animação sócio-cultural, artes, comunicação social, desporto, questões de género, intercâmbio jovem internacional, migração e integração, multimédia, oficinas de trabalho de música e teatro, projectos para jovens desempregados, ocupação de tempos livres para estudantes, programas de educação escolar, entre outros. A SJ é a segunda maior instituição sem fins lucrativos para jovens da Alemanha, com mais de 330 funcionários.

Os jovens estagiários irão desenvolver o seu trabalho em Centros de Infância e Juventude, Casas da Juventude, Postos de Informação Juvenil, Centros de Formação Profissional, no Gabinete de Relações Internacionais do Município de Estugarda e na Rádio Local, enquanto terão a oportunidade de adquirir novas experiências e perspectivas de trabalho nas suas áreas de formação, ou em outras em que pretendem desenvolver diferentes competências, para além de aprenderem uma nova língua e cultura, e estabelecer novas relações pessoais e profissionais.

Através da realização dos estágios profissionais, os participantes poderão ainda adquirir novas metodologias de trabalho numa instituição dentro da União Europeia e aplicar os conhecimentos adquiridos à realidade nacional, considerando a aquisição de elementos diferenciadores e valorativos através da formação obtida no estrangeiro.

Aos jovens participantes serão assegurados alimentação, estadia, viagens, seguros, formação pedagógica, cultural e linguística, e ainda a atribuição do diploma de conclusão do estágio, na figura do Europass-Mobilidade (reconhecido em todo o espaço comunitário), atestando o trabalho realizado e descrevendo o conteúdo das actividades desenvolvidas.

Os interessados deverão enviar os seus currículos e certificado de habilitações literárias para os seguintes contactos:

Morada: UNIVA AJEC - Rua de Moscavide, Lote 47.101 / Parque Expo 1998 Lisboa
Endereços Electrónicos: ajec1999@hotmail.com ou univa.ajec@iol.pt 

 

Data de introdução: 2005-06-03



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...