Estágios profissionais na Alemanha

A Associação Juvenil de Estudos e Comunicação (AJEC) está a seleccionar jovens recém-licenciados ou licenciados, à procura do primeiro emprego, nas áreas de Animação Sócio-Cultural, Arquitectura, Artes, Ciência Política, Comunicação Social, Informática, Serviço Social, Sociologia e Relações Internacionais, para realizarem estágios profissionais na Alemanha, no âmbito do projecto “Mais Além”, com a duração de 24 semanas (6 meses), em dois fluxos opcionais, entre Julho e Dezembro de 2005, e Janeiro e Junho de 2006.

A AJEC é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 1999, por um grupo de jovens com formação em áreas muito diversas, mas com preocupações similares em diferentes matérias de relevo sócio-educacional. O objecto social da associação é a promoção da Educação para a Cidadania, designadamente através da sensibilização para os direitos e deveres cívicos dos jovens cidadãos e a respectiva participação activa nas comunidades em que estão inseridos

Este projecto da União Europeia é promovido pela AJEC, em parceria com a entidade de acolhimento, a Sttutgarter Jugendhaus e.V (SJ), e é desenvolvido no âmbito da Medida Mobilidade, do Programa Leonardo da Vinci, da responsabilidade da Agência Nacional dos Programas Comunitários Sócrates e Leonardo da Vinci.

O parceiro da AJEC neste projecto, a SJ (Casa da Juventude de Estugarda, em Português), é uma organização que actua dentro do quadro da lei alemã para as organizações públicas, sem fins lucrativos, não governamentais e apartidárias, e desenvolve programas de juventude, que têm em conta as seguintes temáticas: animação sócio-cultural, artes, comunicação social, desporto, questões de género, intercâmbio jovem internacional, migração e integração, multimédia, oficinas de trabalho de música e teatro, projectos para jovens desempregados, ocupação de tempos livres para estudantes, programas de educação escolar, entre outros. A SJ é a segunda maior instituição sem fins lucrativos para jovens da Alemanha, com mais de 330 funcionários.

Os jovens estagiários irão desenvolver o seu trabalho em Centros de Infância e Juventude, Casas da Juventude, Postos de Informação Juvenil, Centros de Formação Profissional, no Gabinete de Relações Internacionais do Município de Estugarda e na Rádio Local, enquanto terão a oportunidade de adquirir novas experiências e perspectivas de trabalho nas suas áreas de formação, ou em outras em que pretendem desenvolver diferentes competências, para além de aprenderem uma nova língua e cultura, e estabelecer novas relações pessoais e profissionais.

Através da realização dos estágios profissionais, os participantes poderão ainda adquirir novas metodologias de trabalho numa instituição dentro da União Europeia e aplicar os conhecimentos adquiridos à realidade nacional, considerando a aquisição de elementos diferenciadores e valorativos através da formação obtida no estrangeiro.

Aos jovens participantes serão assegurados alimentação, estadia, viagens, seguros, formação pedagógica, cultural e linguística, e ainda a atribuição do diploma de conclusão do estágio, na figura do Europass-Mobilidade (reconhecido em todo o espaço comunitário), atestando o trabalho realizado e descrevendo o conteúdo das actividades desenvolvidas.

Os interessados deverão enviar os seus currículos e certificado de habilitações literárias para os seguintes contactos:

Morada: UNIVA AJEC - Rua de Moscavide, Lote 47.101 / Parque Expo 1998 Lisboa
Endereços Electrónicos: ajec1999@hotmail.com ou univa.ajec@iol.pt 

 

Data de introdução: 2005-06-03



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...