PADRE JOSÉ MAIA

Abutres à solta

É conhecido o ditado: “gaivotas em terra, tempestade no mar”!

Parafraseando, num outro contexto, esta mensagem das gaivotas, que tal esta provocação: “abutres financeiros à solta, multidões de pobres e explorados em risco”?!

Nos últimos tempos, a opinião pública tem acompanhado, com atenção e repúdio, as audições que a comissão parlamentar de apuramento ao que se passou com a família Espírito e Companhia Limitada tem vindo a realizar, há meses, na Assembleia da República.

De passagem, é de salientar o excelente e muito bem documentado trabalho dos deputados desta Comissão.

Em relação ao desfile parlamentar de tantas pessoas relacionadas com o universo da alta finança e, de modo especial, com a nata de tantos gestores de topo, de peito enfeitado com tantas condecorações e com as suas contas bancárias recheadas com indecorosas mordomias de dinheiro que não ganharam com o seu trabalho, apetece perguntar: em nenhum momento se interrogaram sobre as tristes e provocadoras respostas que têm andado a dar à comissão?

Permito-me utilizar esta página do SOLIDARIEDADE para lhes recomendar uma leitura atenta destes dois textos bíblicos:

“O vosso ouro e a vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem dará testemunho contra vós” (Tiago, 5,3);

“O salário que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama e os seus gritos chegaram aos ouvidos do Senhor” (Tiago, 5,4).

 

Pe. José Maia

 

Data de introdução: 2015-03-08



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.