CONSIGNAÇÃO DE 0,5 DO IRS

Portugueses destinaram 12,7 milhões de euros para IPSS

Cerca de 12,7 milhões de euros de receitas conseguidas com a consignação do IRS vão ser este mês entregues a 2.255 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), informa o Ministério das Finanças.

As receitas a transferir para as IPSS aumentaram cerca de 39%, quando comparadas com os 9,1 milhões de euros de receitas conseguidas com a consignação do IRS anterior.

Este valor a transferir para as IPSS resultou da consignação de 0,5% do IRS de 412 mil famílias, mais 48 mil do que em 2014.

Segundo o ministério, nos últimos quatro anos, entre 2011 e 2014, as famílias portuguesas consignaram mais de 35 milhões de euros a IPSS.

Este ano, os contribuintes podem consignar parte do seu IRS a 2.616 IPSS, destinando, no momento do preenchimento da declaração de IRS, uma verba correspondente a 0,5% do imposto liquidado.

As IPSS apoiam as famílias mais carenciadas e com menores recursos.

 

Data de introdução: 2015-03-10



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...