CONSIGNAÇÃO DE 0,5 DO IRS

Portugueses destinaram 12,7 milhões de euros para IPSS

Cerca de 12,7 milhões de euros de receitas conseguidas com a consignação do IRS vão ser este mês entregues a 2.255 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), informa o Ministério das Finanças.

As receitas a transferir para as IPSS aumentaram cerca de 39%, quando comparadas com os 9,1 milhões de euros de receitas conseguidas com a consignação do IRS anterior.

Este valor a transferir para as IPSS resultou da consignação de 0,5% do IRS de 412 mil famílias, mais 48 mil do que em 2014.

Segundo o ministério, nos últimos quatro anos, entre 2011 e 2014, as famílias portuguesas consignaram mais de 35 milhões de euros a IPSS.

Este ano, os contribuintes podem consignar parte do seu IRS a 2.616 IPSS, destinando, no momento do preenchimento da declaração de IRS, uma verba correspondente a 0,5% do imposto liquidado.

As IPSS apoiam as famílias mais carenciadas e com menores recursos.

 

Data de introdução: 2015-03-10



















editorial

MULTIDIMENSIONALIDADE DO ENVELHECIMENTO

(...) A forma como a sociedade encara os mais velhos, uma visão redutora, apenas como custos, parecendo ignorar o valor que eles transportam na sociedade e nas famílias, precisa ser urgentemente corrigida, quantificando o seu valor social. O aumento do...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Para regionalizar sem fragmentar a educação e formação profissional
A descentralização da educação em Portugal ganhou um novo impulso com a transferência de competências para as Comissões de Coordenação e...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Cooperação entre as autarquias e as IPSS
Decerto que já tomaram posse todos os eleitos para os órgãos municipais e os das Juntas de Freguesia. É a hora de começar a pôr em prática, progressivamente,...