HENRIQUE RODRIGUES

O direito e o avesso

1 - Devo ao largo costado que herdei das bandas de Cinfães do Douro a minha iniciação nas subtilezas do avesso.

Trata-se de uma casta de uvas brancas, que tem como território de eleição os concelhos de Baião e Marco de Canavezes, na margem norte do Douro, e os de Cinfães e Resende, no lado sul do grande rio que define a identidade nortenha.

A casta avesso dá-se bem em toda a área desses concelhos, mas onde mais resplandecem as suas qualidades é nas íngremes encostas soalheiras do rio Douro.

Com essas uvas se produz um vinho branco de excelência, confirmando que o rio Douro não sabe senão dar grandes vinhos, desde a Soria Verde das colinas de António Machado, passando pela Ribera del Duero, por Toro, Valladolid e Zamora, em terras de Rioja e Castela e Leão, até ao Alto Douro Vinhateiro e à Região dos Vinhos Verdes, já bem perto da foz – onde reina o avesso.

Quando iniciei a minha colaboração no Solidariedade, com a publicação destas crónicas, já lá vão quase 20 anos, pensei dar-lhe um título, a marcar uma identidade que vinculasse a heterogeneidade dos temas a uma coerência intrínseca.

Esse título geral que então cogitei era “Visto do avesso”.

Creio, aliás, tanto quanto recordo, que foi mesmo esse o título de uma das primeiras das muitas crónicas que aqui tenho deixado a pontuar a passagem dos dias e o meu olhar sobre eles.

Gosto, na verdade, de ver as coisas também pelo avesso, do outro lado da aparência delas.

De ver a cara – mas de ver também a coroa.

2 – Aliás, quando eu era rapaz novo, e ainda não havia o pronto-a-vestir que hoje nos torna a todos mais ou menos iguais por fora, era também uso nas famílias os irmãos – e mesmo as irmãs - mais novos vestirem os casacos e os fatos que tinham sido usados pelos mais velhos, que eram então virados do avesso, para disfarçar o ar coçado da roupa velha.

(Era pela posição inversa das casas dos botões e pela cicatriz do bolso superior esquerdo dos casacos que se via se a roupa era nova ou virada do avesso.)

Nem sempre, no entanto, as sugestões semânticas da roupa virada do avesso evocam memórias assim familiares, antigas ou benignas.

“Vira-casacas”, por exemplo, passou a designar aqueles que, consoante mudam os ares, ou o cheiro, ou o vento, mudam as suas próprias convicções – ou, mais bem dito, mudam as suas posições, já que as convicções verdadeiras não mudam com a mesma facilidade.

Estamos em tempo, aliás, propício a essa “viradeira”, que sempre acompanha, com geral proveito mas sem grande exemplo, as mudanças de Governo.

(A começar pela RTP, convictamente passista até há quinze dias e convertida ao costismo de então para cá. Bem foi prometida a sua privatização, há 4 anos … mas Miguel Relvas lá achou preferível, como todos antes dele, manter sob controlo e pro domo sua a máquina de agitação e propaganda.

E assim vai continuar, mas agora à voz do novo dono – e sempre à nossa custa.)

É tempo, na verdade, de o PS colocar agora no Estado e à mesa do Orçamento as suas clientelas, antigas ou adventícias, mimetizando o que a coligação de direita praticou até há pouco, por sua vez replicando o que antes fizera José Sócrates, que não fez diferente do que fizera Durão Barroso, igual a Guterres, que imitara Cavaco Silva.

(O “no jobs for the boys”, bravata que tanto fez louvar António Guterres, foi tão falso como o “que se lixem as eleições”, glória retórica de Passos Coelho, destinando-se, num como no outro caso, apenas a disfarçar a distribuição do pão e do circo que se lhes seguiu.)

3 – O nome da “viradeira” neste tempo novo chama-se também “reversão”, simbolizada por aquele cartaz “naif” de uma rapariga a virar a página, do início da pré-campanha, marcando a oposição do novo Governo do PS às medidas do extinto Governo PSD/CDS.

Cortes nas pensões e nos salários - reverte-se.

Eliminação dos feriados - reverte-se.

Concessões dos transportes urbanos – reverte-se.

Privatização da TAP – reverte-se.

Desinvestimento na ciência e na cultura - reverte-se.

Austeridade – reverte-se.

Por mim, acho bem.

Contra tudo isso me fui igualmente pronunciando com regularidade nestas crónicas ao longo deste período de “ajustamento”.

Mas soube hoje, pela imprensa, que o anterior Governo, pela mão de Sérgio Monteiro, tinha já aprazado, com a empresa pública Infraestruturas de Portugal, que se passará a pagar portagem em 2016 em Ermesinde na A4 e em Águas Santas na A3.

(É mais ou menos como pagar portagem entre Lisboa e Sacavém ou Alverca …)

Quer dizer, no que directamente me respeita, que passarei a pagar todos os dias o duvidoso privilégio de estar em fila entre Porto e Ermesinde, à espera que o trânsito escoe.

Fico confiadamente à espera de ouvir o novo Governo proclamar: portagens em Ermesinde e Águas Santas – reverte-se.

E de ter a companhia do PC e do Bloco de Esquerda nas manifestações.

Henrique Rodrigues – Presidente do Centro Social de Ermesinde

 

 

Data de introdução: 2015-12-11



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.