CALOR

Alerta amarelo

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) alerta para os efeitos do calor em crianças, idosos e doentes crónicos, sobretudo em 11 distritos do país que se encontram em alerta amarelo devido ao aumento das temperaturas. O alerta amarelo - em que são previsíveis efeitos sobre a saúde - abrange os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro. Os restantes distritos estão sob alerta azul, que corresponde a uma situação de vigilância.

Em comunicado, a DGS aconselha a um reforço das medidas de prevenção por parte da população em geral e, em particular, das pessoas mais vulneráveis ao calor (idosos, pessoas acamadas ou que vivem isoladas, doentes crónicos, bebés e crianças). "Aconselha-se a população a evitar esforços físicos e a exposição directa ao sol nas horas de maior calor, entre as 11:00 e as 16:00", adverte a Direcção-Geral de Saúde, recomendando ainda que as pessoas permaneçam pelo menos duas a três horas por dia num ambiente fresco.

A DGS aconselha igualmente um aumento da ingestão de líquidos, embora sejam de evitar "bebidas alcoólicas, gaseificadas e com cafeína, porque podem provocar desidratação". "As pessoas que sofram de doença crónica ou estiverem a fazer uma dieta com pouco sal ou com restrição de líquidos, deverão aconselhar-se com o seu médico", acrescenta a DGS.

O alerta amarelo é o segundo mais baixo da escala definida no âmbito do Plano de Contingência para Ondas de Calor, que compreende ainda o azul (situação de vigilância), laranja (onda de calor) e vermelho (onda de calor grave).

21.07.2005

 

Data de introdução: 2005-07-25



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.