SILVA CONSTRÓI EDIFÍCIO MULTIUSOS

Creche, centro de dia, centro de noite e apoio domiciliário

A obra, cuja cerimónia de lançamento aconteceu a 30 de Julho, terá uma área de 1.320 metros quadrados. 

Promovida pelo Centro Social de Cultura e Recreio da Silva, a empreitada vai custar cerca de 700 mil euros. A associação tem já a garantia que grande parte das verbas advirá de comparticipações do Governo Central, de Fundos Comunitários e da Câmara Municipal. De resto, a autarquia barcelense foi a primeira entidade a colaborar, atribuindo um subsídio de 150 mil euros para o arranque dos trabalhos. 

Maria do Carmo Antunes manifestou-se “impressionada” com a actividade do Centro Social de Cultura e Recreio da Silva. A directora do Centro Distrital de Segurança Social de Braga considerou que esta colectividade “em muito contribui para o desenvolvimento da comunidade”. “Basta ver as valências que desenvolve e que têm, aliás, acordo com a Segurança Social”, salientou Maria do Carmo Antunes. Esta responsável mostrou-se convicta que dentro de um ano, a obra estará concluída e à disposição da comunidade. 

Fernando Reis concordou com a directora da Segurança Social e fez um apelo à generosidade das pessoas da Silva e das freguesias vizinhas. “Não é uma obra fácil, até porque estamos num período de muitas dificuldades financeiras e a associação não tem ainda financiamento garantido para a conclusão da obra. No entanto, ela vai contar com a generosidade, não só desta freguesia como das populações à volta”. O autarca fez ainda questão de sublinhar que “serão os serviços públicos, nomeadamente as Administrações Local e Central a ter de suportar aquilo que é necessário para que haja melhor qualidade de vida para as nossas populações”.

Edifício vai criar 82 vagas

Fernando Reis, dirigindo-se ao presidente da instituição, Ricardo Miranda, garantiu ainda que “a Câmara Municipal vai continuar a apoiar este tipo de obras, dentro de uma estratégia definida de melhorar as condições de vida dos barcelenses”. 

Reis deixou ainda uma nota para o presidente da Junta de Freguesia, por se ter empenhado junto da autarquia no financiamento desta obra, em detrimento de outras prioridades e necessidades. O presidente da Câmara louvou também a vontade, o trabalho e o empenho dos corpos directivos do Centro Social da Silva na concretização de mais este sonho. 

Um sonho que segundo referiu o presidente do Centro Social, Ricardo Miranda, vai “permitir criar mais 82 vagas: 40 para crianças e 42 para idosos, dando ainda ocupação e trabalho a mais 24 funcionários especializados”. 

O presidente da instituição fez ainda uma resenha breve de todo o processo burocrático e mostrou-se convicto do “melhor acolhimento e muita generosidade para a concretização da obra”.
Por seu lado o presidente da Junta , José Vilas Boas Silva fez questão de agradecer à Câmara a resposta pronta às suas solicitações.

 

Data de introdução: 2005-08-26



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...