SESSÃO DE TRABALHO DECORREU NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Melhorar a «accountability» social, financeira e económica das IPSS

No âmbito do «Focus Group Projeto TFA – Theo Frame Accountability: Como promover a accountability no setor da economia social – o caso das IPSS?», realizou-se uma sessão na Universidade de Aveiro, a qual contou com a participação de diversas IPSS.

O propósito foi abordar a proposta de framework de indicadores para análise integrada das dimensões social, financeira e económica das atividades das IPSS que constitua uma ferramenta de avaliação da accountability destas instituições.

Como a framework carecia de validação, a equipa de investigação promoveu o encontro de Aveiro para aqueles que, pela sua atividade e experiência, pudessem ajudar nessa validação, através da participação no workshop.

Recorde-se que este projeto visa dar resposta ao problema de investigação: «Como promover a accountability (social, financeira e económica) no setor da economia social: o caso das IPSS?».

Como principais objetivos o projeto tem: possibilitar um meio para a divulgação online da informação obrigatória e voluntária que cubra os aspetos sociais, financeiros, e económicos das suas atividades; conceptualizar uma framework que permita aos stakeholders fazer essa avaliação; e iniciar um anuário que permita fazer a avaliação do impacto do desempenho das IPSS.

A Universidade de Aveiro é a promotora do projeto e conta com a participação da CNIS, do Instituto Politécnico de Coimbra e do Instituto Politécnico do Porto.

 

Data de introdução: 2019-11-04



















editorial

COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO 2025-2026

O Compromisso de Cooperação entre o Estado Português e as Entidades Representativas do Setor Social e Solidário (ERSSS) para o biénio 2025-2026 reflete o reconhecimento da importância estratégica do setor social e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Sem Paz não há futuro
Acabei de ler, há poucos dias, o livro que se intitula a “Esperança” que é a autobiografia do Papa Francisco. Nem sequer me sinto obrigado, por ser cristão...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A ação humanitária em perigo
O ano começou mal para a ação humanitária global, com o encerramento da United States Agency for International Development, conhecida por USAID, que era o maior financiador...