SESSÃO DE TRABALHO DECORREU NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Melhorar a «accountability» social, financeira e económica das IPSS

No âmbito do «Focus Group Projeto TFA – Theo Frame Accountability: Como promover a accountability no setor da economia social – o caso das IPSS?», realizou-se uma sessão na Universidade de Aveiro, a qual contou com a participação de diversas IPSS.

O propósito foi abordar a proposta de framework de indicadores para análise integrada das dimensões social, financeira e económica das atividades das IPSS que constitua uma ferramenta de avaliação da accountability destas instituições.

Como a framework carecia de validação, a equipa de investigação promoveu o encontro de Aveiro para aqueles que, pela sua atividade e experiência, pudessem ajudar nessa validação, através da participação no workshop.

Recorde-se que este projeto visa dar resposta ao problema de investigação: «Como promover a accountability (social, financeira e económica) no setor da economia social: o caso das IPSS?».

Como principais objetivos o projeto tem: possibilitar um meio para a divulgação online da informação obrigatória e voluntária que cubra os aspetos sociais, financeiros, e económicos das suas atividades; conceptualizar uma framework que permita aos stakeholders fazer essa avaliação; e iniciar um anuário que permita fazer a avaliação do impacto do desempenho das IPSS.

A Universidade de Aveiro é a promotora do projeto e conta com a participação da CNIS, do Instituto Politécnico de Coimbra e do Instituto Politécnico do Porto.

 

Data de introdução: 2019-11-04



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...