SINDICATOS

CGTP alerta para deterioração da contratação colectiva

A CGTP alertou o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social para a gradual deterioração da contratação colectiva e acusou os patrões de estarem a tentar causar a caducidade dos contratos. O secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, disse no final de uma reunião com o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, que o encontro serviu, sobretudo, para discutir a contratação colectiva.

"Alertámos o ministro do Trabalho para o facto de a contratação colectiva se estar a deteriorar passo a passo, com o patronato a agir de modo a causar a caducidade dos contratos", disse o sindicalista, dando como exemplos os sectores têxtil e de material eléctrico.

Carvalho da Silva lembrou que o ministro tinha prometido que alteraria o Código do Trabalho de modo a não criar vazios na contratação colectiva, mas considerou que "isso não está garantido".

O dirigente da Intersindical prometeu que a central sindical fará tudo para que sejam feitas alterações à primeira revisão do Código, aprovada na concertação social e que aguarda para ser discutida na Assembleia da República.

Na reunião com o ministro Vieira da Silva, a CGTP defendeu ainda a necessidade de discussão e revalorização do Salário Mínimo Nacional e apresentou o valor de 400 euros.

13.09.2005

 

Data de introdução: 2005-09-23



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...