O IMPACTO DA COVID-19 NOS LARES DE IDOSOS

Estudo pretende explicar variação da incidência do vírus nas ERPI

Esta terça-feira, dia 16 de março, o CoLABOR – Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social realiza, a partir das 10h30, um webinar com o intuito de apresentar e prestar esclarecimentos o estudo «O Impacto da Covid-19 nos Lares de Idosos».
O estudo, que conta com a participação da CNIS e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), tem a coordenação de Pedro Adão e Silva e conta ainda com o apoio do Ministério do Trabalho e Segurança Social (MTSSS).
A esta altura, as instituições que desenvolvem a resposta de Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) ou Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) já terão, em princípio, sido contactadas para efeitos do preenchimento do questionário.
Nesse sentido, a CNIS reforça, junto das suas associadas, a importância desse preenchimento, lembrando que o mesmo deverá ser feito até ao dia 24 de março de 2021.
Por outro lado, as instituições que tenham respostas de ERPI ou de ULMD e não receberam o questionário, a CNIS sugere um contacto através do endereço estudos@colabor.pt.
O objetivo geral do estudo consiste em explicar a variação do impacto da Covid-19 entre os utentes das ERPI e RNCCI. Por conseguinte, além da indispensável análise às especificidades sociodemográficas, às descontinuidades do território e às próprias características da resposta desenvolvida, pretende-se avaliar a eficácia das diferentes medidas na mitigação dos riscos de infeção com a Covid-19, no contexto institucional. Trata-se de um estudo abrangente, de âmbito nacional, que procura perceber de que forma a pandemia afetou o normal funcionamento das ERPI e RNCCI, mas também de que forma estas se souberam adaptar.
É da maior relevância a participação das instituições e a partilha da sua experiência, permitindo aos decisores públicos que mais adequadamente possam formular e ajustar as políticas públicas de prevenção e combate à Covid-19 e da promoção do bem-estar e cuidados às pessoas mais velhas, em particular nas áreas da proteção social e da saúde, com base nas conclusões deste estudo.
O tratamento da informação recolhida será confidencial e da exclusiva responsabilidade da equipa do CoLABOR, ao abrigo da política de RGPD, garantindo que o seu uso se destina unicamente ao trabalho de investigação, ficando igualmente assegurado o anonimato dos dados nos resultados, não havendo qualquer registo nominal das instituições ou pessoas envolvidas.

 

Data de introdução: 2021-03-15



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.