QUADRIÉNIO 2023-2026

UDIPSS de Aveiro, Setúbal e Portalegre reconduzem presidentes para novo mandato

No virar de novo ano, diversas Uniões que compõem a CNIS realizaram atos eleitorais, elegendo nos órgãos sociais. Nos casos das UDIPSS Aveiro, Setúbal e Portalegre os presidentes da Direção foram todos reeleitos para o quadriénio 2023-2026.
No passado dia 30 de janeiro, em Aveiro, Carlos Lacerda Pais renovou o mandato à frente da União Distrital, contando nos demais órgãos sociais com os seguintes elementos:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - João Carlos Maia Marques (Florinhas do Vouga); Secretário - Alberto Oliveira Malta (CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo); Secretária - Luísa Maria de Almeida Gonçalves (Centro Social Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima).
Conselho Fiscal
Presidente - Luís Fernando Leal Duarte de Oliveira (Associação de Solidariedade Social de Alquerubim); Vogal - Isabel Maria Rocha Fernandes (Centro Social e Paroquial de Calvão); Vogal - Hélder José Vidinha Tomás (Fundação Creche Helena Albuquerque Quadros); Vogal suplente - Maria Dorinda Nunes Maio Capela (Centro Comunitário da Paróquia de S. Pedro de Aradas).
Direção
Presidente - Carlos Alberto Lacerda Pais (Centro Comunitário da Vera Cruz); Vice-presidente - Mário Alexandre Figueiredo Ribeiro (LAAC – Liga dos Amigos de Aguada de Cima); Secretário - Mário dos Santos Martins Júnior (Comissão de Apoio e Desenvolvimento de Santa Catarina); Tesoureiro - Dario da Rocha Martins (Centro Social e Paroquial de Santo António); Vogal - José Maria Bastos Soares (Creche Albino Dias Fontes Garcia).

UDIPSS SETÚBAL

Também em Setúbal a UDIPSS foi a votos, mantendo-se à frente da Direção Fernando Sousa. A tomada de posse dos novos órgãos sociais da UDIPSS de Setúbal aconteceu no primeiro dia de fevereiro, no Auditório Mercado do Livramento, em Setúbal, tendo testemunhado o ato Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Luísa Malhó, diretora do Centro Distrital de Setúbal do ISS, e Gil Tavares, membro da direção da CNIS e presidente da UDIPSS de Coimbra.
Os novos órgãos sociais são compostos por:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - Carlos Marques Taleço (FCOI - Fundação Centro de Ocupação Infantil); 1º Secretário - João António Santos Ribeiros (AURPIC - Associação Unitária Reformados, Pensionistas e Idosos de Corroios); 2º Secretário - Miguel Ângelo Roberto dos Santos Jorge (CRIBB - Centro de Reformados e Idosos da Baixa da Banheira); 1º Suplente - Luís Alberto Miranda Custódio (Associação Pontes e Alto da Gâmbia).
Conselho Fiscal
Presidente - António Joaquim (UARPICS - União Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho do Seixal); 1º Vogal - Jaime Francisco Soares Ribeiro (Casa do Educador do Concelho do Seixal); 2º Vogal - Fernando Jorge Matos Marques (CRIART - Associação de Solidariedade); 1º Suplente - Joaquim Lopes Moreira (Associação Baptista Shalom); 2º Suplente - Manuel Pires D'Andrade Pereira (CAPA - Centro Assistência Paroquial da Amora).
Direção
Presidente - Fernando Júlio da Silva e Sousa (ARIFA - Associação de Reformados e Idosos da Freguesia da Amora); Vice-presidente - António Albino Alpendre dos Santos Sousa (Centro Social da Quinta do Anjo); Tesoureiro - Inácio de Jesus Graça (AURPIM - Associação Unitária de Reformados e Idosos de Miratejo); Secretário - Guilherme José de Abreu Bettencourt (Centro Jovem Tejo); Vogal - Fernando Alberto Pinho Alves (Associação Questão de Equilíbrio); 1º Suplente - Carmem de Lurdes de Jesus Cristino (APPDA - Associação Portuguesa Perturbações Desenvolvimento e Autismo de Setúbal); 2º Suplente: Cândida Maria Barbosa Bravo Germano (AURPIA - Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Amora).

UDIPSS PORTALEGRE

Já mais a sul, em Portalegre, João Carlos Laranjo também foi reeleito para um segundo mandato como presidente da União Distrital das IPSS.
O aumento das despesas com energia, combustíveis, alimentação e dos salários faz o reeleito presidente reivindicar uma atualização dos acordos de cooperação com base no valor da inflação.
No futuro, a UDIPSS Portalegre vai unir esforço com as vizinhas Uniões de Évora e de Beja, uma vez que os problemas são semelhantes e, assim, o território ganha escala e, através da CNIS, melhor reivindicar junto do Governo resposta para os problemas e assegurar a qualidade dos serviços prestados nas diversas respostas sociais.
Por outro lado, João Carlos Laranjo quer apostar na formação dos trabalhadores das ERPI e defende uma intervenção no edificado para dar resposta às necessidades dos futuros utentes.
A tomada de posse dos Órgãos Sociais da UDIPSS para o quadriénio 2023-2026 decorreu no Lar dos Amigos da Terceira Idade dos Fortios.

 

Data de introdução: 2023-02-08



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...