QUADRIÉNIO 2023-2026

UDIPSS de Aveiro, Setúbal e Portalegre reconduzem presidentes para novo mandato

No virar de novo ano, diversas Uniões que compõem a CNIS realizaram atos eleitorais, elegendo nos órgãos sociais. Nos casos das UDIPSS Aveiro, Setúbal e Portalegre os presidentes da Direção foram todos reeleitos para o quadriénio 2023-2026.
No passado dia 30 de janeiro, em Aveiro, Carlos Lacerda Pais renovou o mandato à frente da União Distrital, contando nos demais órgãos sociais com os seguintes elementos:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - João Carlos Maia Marques (Florinhas do Vouga); Secretário - Alberto Oliveira Malta (CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo); Secretária - Luísa Maria de Almeida Gonçalves (Centro Social Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima).
Conselho Fiscal
Presidente - Luís Fernando Leal Duarte de Oliveira (Associação de Solidariedade Social de Alquerubim); Vogal - Isabel Maria Rocha Fernandes (Centro Social e Paroquial de Calvão); Vogal - Hélder José Vidinha Tomás (Fundação Creche Helena Albuquerque Quadros); Vogal suplente - Maria Dorinda Nunes Maio Capela (Centro Comunitário da Paróquia de S. Pedro de Aradas).
Direção
Presidente - Carlos Alberto Lacerda Pais (Centro Comunitário da Vera Cruz); Vice-presidente - Mário Alexandre Figueiredo Ribeiro (LAAC – Liga dos Amigos de Aguada de Cima); Secretário - Mário dos Santos Martins Júnior (Comissão de Apoio e Desenvolvimento de Santa Catarina); Tesoureiro - Dario da Rocha Martins (Centro Social e Paroquial de Santo António); Vogal - José Maria Bastos Soares (Creche Albino Dias Fontes Garcia).

UDIPSS SETÚBAL

Também em Setúbal a UDIPSS foi a votos, mantendo-se à frente da Direção Fernando Sousa. A tomada de posse dos novos órgãos sociais da UDIPSS de Setúbal aconteceu no primeiro dia de fevereiro, no Auditório Mercado do Livramento, em Setúbal, tendo testemunhado o ato Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Luísa Malhó, diretora do Centro Distrital de Setúbal do ISS, e Gil Tavares, membro da direção da CNIS e presidente da UDIPSS de Coimbra.
Os novos órgãos sociais são compostos por:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - Carlos Marques Taleço (FCOI - Fundação Centro de Ocupação Infantil); 1º Secretário - João António Santos Ribeiros (AURPIC - Associação Unitária Reformados, Pensionistas e Idosos de Corroios); 2º Secretário - Miguel Ângelo Roberto dos Santos Jorge (CRIBB - Centro de Reformados e Idosos da Baixa da Banheira); 1º Suplente - Luís Alberto Miranda Custódio (Associação Pontes e Alto da Gâmbia).
Conselho Fiscal
Presidente - António Joaquim (UARPICS - União Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho do Seixal); 1º Vogal - Jaime Francisco Soares Ribeiro (Casa do Educador do Concelho do Seixal); 2º Vogal - Fernando Jorge Matos Marques (CRIART - Associação de Solidariedade); 1º Suplente - Joaquim Lopes Moreira (Associação Baptista Shalom); 2º Suplente - Manuel Pires D'Andrade Pereira (CAPA - Centro Assistência Paroquial da Amora).
Direção
Presidente - Fernando Júlio da Silva e Sousa (ARIFA - Associação de Reformados e Idosos da Freguesia da Amora); Vice-presidente - António Albino Alpendre dos Santos Sousa (Centro Social da Quinta do Anjo); Tesoureiro - Inácio de Jesus Graça (AURPIM - Associação Unitária de Reformados e Idosos de Miratejo); Secretário - Guilherme José de Abreu Bettencourt (Centro Jovem Tejo); Vogal - Fernando Alberto Pinho Alves (Associação Questão de Equilíbrio); 1º Suplente - Carmem de Lurdes de Jesus Cristino (APPDA - Associação Portuguesa Perturbações Desenvolvimento e Autismo de Setúbal); 2º Suplente: Cândida Maria Barbosa Bravo Germano (AURPIA - Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Amora).

UDIPSS PORTALEGRE

Já mais a sul, em Portalegre, João Carlos Laranjo também foi reeleito para um segundo mandato como presidente da União Distrital das IPSS.
O aumento das despesas com energia, combustíveis, alimentação e dos salários faz o reeleito presidente reivindicar uma atualização dos acordos de cooperação com base no valor da inflação.
No futuro, a UDIPSS Portalegre vai unir esforço com as vizinhas Uniões de Évora e de Beja, uma vez que os problemas são semelhantes e, assim, o território ganha escala e, através da CNIS, melhor reivindicar junto do Governo resposta para os problemas e assegurar a qualidade dos serviços prestados nas diversas respostas sociais.
Por outro lado, João Carlos Laranjo quer apostar na formação dos trabalhadores das ERPI e defende uma intervenção no edificado para dar resposta às necessidades dos futuros utentes.
A tomada de posse dos Órgãos Sociais da UDIPSS para o quadriénio 2023-2026 decorreu no Lar dos Amigos da Terceira Idade dos Fortios.

 

Data de introdução: 2023-02-08



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.