EDUCAÇÃO

Aulas de substituição obrigatórias no secundário

As aulas de substituição e outras actividades destinadas a ocupar os "furos" dos alunos vão passar a ser obrigatórias no ensino secundário já a partir do próximo ano lectivo, anunciou o primeiro-ministro, José Sócrates.

"Para o ano, as aulas de substituição, uma medida desenvolvida para o ensino básico, vão ser estendidas também ao secundário porque queremos combater o insucesso escolar", afirmou José Sócrates, no final de uma visita à escola básica do 2º e 3º ciclos de Alapraia, Estoril.

Através de um despacho publicado em Agosto do ano passado, o Ministério da Educação (ME) tornou obrigatórias no ensino básico as actividades destinadas a ocupar os alunos em caso de falta de um professor, como as aulas de substituição, os clubes temáticos e o estudo apoiado, uma medida que será agora estendida ao secundário a partir de Setembro.

"Muitas escolas secundárias já aplicavam este regime, mas ele não era obrigatório e vai passar a ser no próximo ano lectivo, por solicitação dos pais, das escolas e dos alunos", explicou a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

O anúncio do Governo surgiu no dia em que professores e educadores iniciam uma greve de uma semana às actividades não lectivas como as aulas de substituição e o prolongamento do horário de funcionamento do primeiro ciclo, que os sindicatos dizem representar uma sobrecarga de trabalho para os docentes.

 

Data de introdução: 2006-02-22



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...