ESTUDO

Solidão dos idosos e desemprego são os maiores problemas na Diocese do Porto

O desemprego e a solidão dos idosos foram os problemas mais referenciados num estudo da Universidade Católica sobre a actividade social de matriz cristã na Diocese do Porto.

O director do Secretariado Diocesano da Acção Sócio-Caritativa, padre Lino Maia, disse à Lusa o estudo teve por base cerca de 200 respostas a um inquérito enviado às 600 paróquias, misericórdias, irmandades e instituições particulares de solidariedade social de erecção canónica da Diocese do Porto.

Lino Maia referiu que estas instituições prestam apoio social, sobretudo à infância, juventude e terceira idade, tendo sido referenciados como maiores problemas o desemprego nos concelhos a Norte do Douro e a solidão dos idosos no Nordeste da diocese.

A preservação da matriz cristã foi destacada pela generalidade dos inquiridos, com destaque para a defesa da fé, da família, da caridade e da busca da perfeição, acrescentou.

A Diocese do Porto da Igreja Católica abrange a maior parte da área geográfica do distrito do Porto e alguns concelhos do distrito de Aveiro.

17.05.2006

 

Data de introdução: 2006-05-17



















editorial

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E SOLIDARIEDADE

O princípio da dignidade da pessoa humana é central na Doutrina Social da Igreja. Também na Social Democracia. Nesta (DSI), o princípio da dignidade deriva da convicção de que cada ser humano é criado à imagem e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

As IPSS têm que ser espaços de inclusão
A identidade das nossas Instituições de Solidariedade Social fica posta em causa se, por qualquer razão, fizerem aceção de pessoas. A matriz solidária obriga...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Contrarreforma laboral: a precariedade nunca existiu
Desde a mudança de paradigma ocorrida com a aprovação do Código de Trabalho em 2003, os governos têm privilegiado mudanças graduais na legislação...