ESTUDO

Solidão dos idosos e desemprego são os maiores problemas na Diocese do Porto

O desemprego e a solidão dos idosos foram os problemas mais referenciados num estudo da Universidade Católica sobre a actividade social de matriz cristã na Diocese do Porto.

O director do Secretariado Diocesano da Acção Sócio-Caritativa, padre Lino Maia, disse à Lusa o estudo teve por base cerca de 200 respostas a um inquérito enviado às 600 paróquias, misericórdias, irmandades e instituições particulares de solidariedade social de erecção canónica da Diocese do Porto.

Lino Maia referiu que estas instituições prestam apoio social, sobretudo à infância, juventude e terceira idade, tendo sido referenciados como maiores problemas o desemprego nos concelhos a Norte do Douro e a solidão dos idosos no Nordeste da diocese.

A preservação da matriz cristã foi destacada pela generalidade dos inquiridos, com destaque para a defesa da fé, da família, da caridade e da busca da perfeição, acrescentou.

A Diocese do Porto da Igreja Católica abrange a maior parte da área geográfica do distrito do Porto e alguns concelhos do distrito de Aveiro.

17.05.2006

 

Data de introdução: 2006-05-17



















editorial

Comunicar é tornar comum

A partilha de informação remonta à origem latina de comunicar, que também apela à participação, sendo a comunicação um processo de tornar comum algo entre as pessoas, a troca de experiências e de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agora, que os eleitos só pensem no bem comum
Sou um político resiliente, sem nunca ter sentido a necessidade de me envolver na política ativa. Quero dizer que, há mais de cinquenta anos, fiz a opção de viver a minha...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A caracterização racial é racismo estrutural
Três amigos chegaram ao aeroporto de Lisboa, vindos de um voo intercontinental, com a quantidade de bagagem de umas férias relativamente longas. Duas das pessoas no grupo eram caucasianas, uma...