BILHETE DE IDENTIDADE

Centro Social de Azurva

O Centro Social de Azurva é uma Instituição Particular de Solidariedade Social em actividade desde 1981. A escritura de constituição ocorreu no dia 28 de Maio desse ano.
O primeiro espaço físico ocupado foi uma sala cedida pelo Grupo Desportivo de Azurva onde funcionou, de forma precária, durante três anos, a valência de ATL.

A construção da nova Escola Primária de Azurva permitiu disponibilizar o antigo edifício que foi cedido ao Centro Social de Azurva onde se instalou a partir de 1983.

Em 1990/1991, dado o crescimento da população e as suas necessidades, o Centro Social de Azurva passou a apoiar também crianças em idade pré-escolar com a valência de Jardim de Infância.

Em 1992 deu-se início à construção das actuais instalações.
A 1ª fase de construção do novo edifício foi ocupada no início do ano lectivo de 1995/1996 com a valência de Jardim de Infância (Pré-Escolar).
A valência de ATL manteve-se no edifício da antiga Escola Primária com o almoço servido nas novas instalações.

A 2ª. fase da construção foi inaugurada em Setembro de 1997 pelo então Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Rui Cunha. Concentraram-se todas as valências no novo edifício: Creche, então iniciada, Jardim de Infância (Pré-Escolar) e ATL. Dado o interesse da Câmara Municipal de Aveiro em criar em Azurva uma sala de pré-escolar da rede pública, o Centro Social de Azurva retirou-se, para esse efeito, do edifício da antiga Escola Primária onde vinha funcionando o ATL.

Na área de infância frequentam actualmente a Instituição 37 crianças em Creche, 44 na valência de Jardim e 60 em ATL. Para todas as valências se verificam listas de espera.

No ano de 2001 foi iniciado o Serviço de Apoio Domiciliário, firmando-se Acordo de Cooperação com Segurança Social para 12 vagas. Actualmente o acordo abrange 25 idosos, com serviços prestados durante a semana, aos Sábados e feriados. Afectas em exclusivo a este Serviço estão 2 viaturas e 3 Ajudantes Familiares/Domiciliárias.

O Projecto “Espaço Jovem”, inserido no Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências de Aveiro, que contou com o apoio do IDT, destinado a jovens e adolescentes, teve um total de 70 jovens envolvidos. O apoio do IDT terminou em Agosto de 2005. Estamos a acautelar a continuidade do projecto através de uma associação juvenil. Assim nasceu a Associação de Jovens de Azurva, cuja escritura pública teve lugar no passado dia 26 de Outubro. Os Directores da nova Associação são jovens frequentadores do Espaço Jovem. O Centro Social de Azurva vai continuar a assegurar o arrendamento do mesmo espaço situado na Urbanização Montes de Azurva onde vem funcionando o Espaço Jovem.

Para saber mais

 

Data de introdução: 2006-05-21



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...