BILHETE DE IDENTIDADE

Centro Social de Azurva

O Centro Social de Azurva é uma Instituição Particular de Solidariedade Social em actividade desde 1981. A escritura de constituição ocorreu no dia 28 de Maio desse ano.
O primeiro espaço físico ocupado foi uma sala cedida pelo Grupo Desportivo de Azurva onde funcionou, de forma precária, durante três anos, a valência de ATL.

A construção da nova Escola Primária de Azurva permitiu disponibilizar o antigo edifício que foi cedido ao Centro Social de Azurva onde se instalou a partir de 1983.

Em 1990/1991, dado o crescimento da população e as suas necessidades, o Centro Social de Azurva passou a apoiar também crianças em idade pré-escolar com a valência de Jardim de Infância.

Em 1992 deu-se início à construção das actuais instalações.
A 1ª fase de construção do novo edifício foi ocupada no início do ano lectivo de 1995/1996 com a valência de Jardim de Infância (Pré-Escolar).
A valência de ATL manteve-se no edifício da antiga Escola Primária com o almoço servido nas novas instalações.

A 2ª. fase da construção foi inaugurada em Setembro de 1997 pelo então Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Rui Cunha. Concentraram-se todas as valências no novo edifício: Creche, então iniciada, Jardim de Infância (Pré-Escolar) e ATL. Dado o interesse da Câmara Municipal de Aveiro em criar em Azurva uma sala de pré-escolar da rede pública, o Centro Social de Azurva retirou-se, para esse efeito, do edifício da antiga Escola Primária onde vinha funcionando o ATL.

Na área de infância frequentam actualmente a Instituição 37 crianças em Creche, 44 na valência de Jardim e 60 em ATL. Para todas as valências se verificam listas de espera.

No ano de 2001 foi iniciado o Serviço de Apoio Domiciliário, firmando-se Acordo de Cooperação com Segurança Social para 12 vagas. Actualmente o acordo abrange 25 idosos, com serviços prestados durante a semana, aos Sábados e feriados. Afectas em exclusivo a este Serviço estão 2 viaturas e 3 Ajudantes Familiares/Domiciliárias.

O Projecto “Espaço Jovem”, inserido no Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências de Aveiro, que contou com o apoio do IDT, destinado a jovens e adolescentes, teve um total de 70 jovens envolvidos. O apoio do IDT terminou em Agosto de 2005. Estamos a acautelar a continuidade do projecto através de uma associação juvenil. Assim nasceu a Associação de Jovens de Azurva, cuja escritura pública teve lugar no passado dia 26 de Outubro. Os Directores da nova Associação são jovens frequentadores do Espaço Jovem. O Centro Social de Azurva vai continuar a assegurar o arrendamento do mesmo espaço situado na Urbanização Montes de Azurva onde vem funcionando o Espaço Jovem.

Para saber mais

 

Data de introdução: 2006-05-21



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...