Só seis em cada dez jovens com idade para frequentar o secundário estavam matriculados naquele nível de ensino no ano lectivo 2004/05, segundo dados do Ministério da Educação.
De acordo com o relatório "30 Anos de Estatísticas da Educação", a taxa real de escolarização do ensino secundário situava-se no ano lectivo 2004/05 nos 59,8 por cento, quando em 1977 não chegava aos dez por cento.
Sem contar com o ensino superior, este é o valor mais baixo de taxa de escolarização entre os diferentes níveis de ensino, o que poderá ser explicado pelo facto de a escolaridade obrigatória terminar no 9º ano.
A taxa real de escolarização é a relação percentual entre o número de alunos matriculados num determinado ciclo de estudos, em idade normal de frequência desse ciclo, e a população residente dos mesmos níveis etários. No caso do secundário, o relatório aponta como "idade normal" para a frequência deste ciclo o período compreendido entre os 15 e os 17 anos.
Segundo o documento, da responsabilidade do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo, a educação pré-escolar registou no último ano analisado uma taxa de escolarização de 77,4 por cento, enquanto o 1º ciclo do ensino básico (antiga primária) verifica 100 por cento desde 1980.
O 2º e 3º ciclos do ensino básico registavam em 2004/05 uma taxa de 86,4 e 82,5 por cento, respectivamente.
Quanto ao ensino superior, cuja idade normal de frequência situa-se entre os 18 e os 22 anos, apresenta uma taxa de escolarização na ordem dos 27 por cento, sendo que até 1988/90 este valor situou-se sempre abaixo dos dez por cento.
As raparigas têm vindo a aumentar a sua presença nos diferentes níveis de ensino nos últimos 30 anos, sendo já maioria no ensino superior (55,7 por cento) e no secundário (52,6 por cento).
Os estudantes do sexo masculino ainda são maioria no pré-escolar (51,8 por cento) e nos três ciclos do básico (51,5), mas são batidos pelas raparigas no total de todos os níveis de educação, já que estas representam 50,5 por cento da população escolar.
Sobre a duração de cada nível de ensino, o relatório apresenta apenas dados sobre o pré-escolar, assinalando-se a frequência média de 0,4 anos em 1977/78 e de 2,3 anos em 2004/05, valor registado desde o ano lectivo 1999/00.
02.02.2007
Data de introdução: 2007-02-02