Mais vale prevenir...

uipss.de.lisboa@mail.telepac.pt

Não sofre qualquer contestação e é hoje de uma actualidade extraordinária esta frase da sabedoria popular, particularmente em alguns domínios da nossa vida. 

Afirmamos que o combate à toxicodependência começa na PREVENÇÃO primária, que a prática do exercício físico PREVINE algumas doenças, que é PREVENINDO os comportamentos de risco que reduzimos a criminalidade, que a implementação de algumas medidas concretas PREVINEM o aumento da sinistralidade nas nossas estradas. 

Enfim, dizemos ainda que Homem PREVENIDO vale por dois. Portanto, em tudo e para tudo importa PREVENIR. 

Fazer PREVENÇÃO é dar ao HOMEM a centralidade de um conjunto de atitudes :
Educar, Sensibilizar, Informar e Formar. 

Cada um de nós desempenha um papel marcante e insubstituível nesta aventura colectiva da humanidade. 

Porque o ambiente que nos rodeia é feito de adversidades, de perigos e de agressividade e importa viver a vida em segurança, todos nos devemos sentir empenhados nestas tarefas.
As IPSS, pelo papel nuclear e transversal que desempenham em todas as áreas sociais devem sentir-se corresponsabilizadas nesta missão comum de segurança e de prevenção. 

A CNIS assinou com o então Ministério da Segurança Social e do Trabalho o Programa de Cooperação para o Desenvolvimento da Qualidade e da Segurança das Respostas Sociais, pelo qual devemos trabalhar no sentido de introduzir factores de qualidade e de segurança nas nossas respostas sociais. 

Importa também que o relacionamento privilegiado que temos com a FAMÍLIA, com a ESCOLA, com a COMUNIDADE e com as AUTARQUIAS nos permita desenvolver uma pedagogia de prevenção e de segurança. 

É no seio da Família que acontecem inúmeros acidentes domésticos e de lazer, atingindo sobretudo alguns dos nossos utentes mais débeis: os idosos e as crianças. Devemos ajudar a Família a eliminar as maiores fontes de perigo potenciadoras de traumatismos vários. 

Também o meio ambiente que nos rodeia é por vezes muito agressivo e de grande perigo pela ausência de estruturas de segurança. Estradas, caminhos, meios de transportes, riscos naturais, um sem números de factores geradores de perigos e de acidentes. 

Devemos motivar/pressionar as Autarquias para que assumam também o seu papel de entidades promotoras e dinamizadoras de segurança, na gestão dos equipamentos públicos e nas infra-estruturas logísticas e ambientais. 

Seguramente que a Escola é o cenário privilegiado para o tratamento pedagógico da segurança e da prevenção, possibilitando à criança e ao jovem, numa óptica interdisciplinar, a interiorização progressiva de comportamentos e valores sócio-educativos. 

As IPSS devem, em complementaridade com a Escola, dar à Educação para a Segurança e para a Prevenção lugar de destaque, particularmente neste momento em que se inicia mais um ano lectivo, implementando normas de conduta, de respeito de todos e por todos, para que possamos vivenciar um relacionamento social seguro. 

Importa pois que a PREVENÇÃO constitua permanentemente o objecto da nossa preocupação social, para que prepararemos desde já o amanhã, mais humanista, mais seguro, mais saudável, para que nunca seja necessário REMEDIAR.

Solidariedade, Outubro 2004

* Presidente da UDIPSS de Lisboa

 

Data de introdução: 2004-10-16



















editorial

Financiamento ao Sector Social

Saúda-se a criação desta Linha de Financiamento quando, ao abrigo do PARES ou do PRR, estão projetadas ou em curso importantes obras no âmbito da transição ambiental e da construção ou requalificação de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda do Trabalho Digno – um desafio às IPSS
Durante muitos anos, dirigi, com outras pessoas, uma IPSS. Em um pouco mais de metade das suas valências os utentes não pagavam. Nessas, os acordos de cooperação celebrados com o...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Maio, mês do recomeço e do trabalho
Desde tempos imemoriais que em certas regiões europeias se celebra maio como o mês do recomeço, do lançamento de um novo ciclo temporal, a meio caminho entre a Primavera e o...