Histórias em braille sensibilizam para a ecologia

Em simultâneo com as comemorações do nascimento de Louis Braille e em homenagem ao seu contributo para a integração das pessoas com deficiência visual, a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) e a Valormed promoveram o lançamento de duas histórias infanto-juvenis em suporte braille.

As duas obras serão posteriormente remetidas aos alunos cegos dos 1.º e 2.º ciclos de todo o país.

As duas histórias foram criadas pelo grupo de Estudantes de Química Orgânica de Farmácia Acção Reacção (EQOFAR), da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e têm patente a mensagem da preservação do ambiente.

Os conteúdos didácticos desenvolvidos incluem um conjunto de seis pequenas histórias infanto-juvenis que abordam questões relacionadas com o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e a saúde pública. A mensagem é transmitida através de narrativas assentes em aspectos do quotidiano de uma família e abordando os canais disponíveis para a valorização e recuperação de resíduos variados, designadamente, o sistema Valormed e os ecopontos.

Com esta iniciativa, a DREC, a Universidade de Coimbra e a Valormed pretendem contribuir para a sensibilização das crianças e jovens com necessidades especiais para as questões ecológicas e da preservação da natureza, facultando-lhes suportes de informação (em braille).

Fonte: Campeão das Províncias

 

Data de introdução: 2008-01-15



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...