Histórias em braille sensibilizam para a ecologia

Em simultâneo com as comemorações do nascimento de Louis Braille e em homenagem ao seu contributo para a integração das pessoas com deficiência visual, a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) e a Valormed promoveram o lançamento de duas histórias infanto-juvenis em suporte braille.

As duas obras serão posteriormente remetidas aos alunos cegos dos 1.º e 2.º ciclos de todo o país.

As duas histórias foram criadas pelo grupo de Estudantes de Química Orgânica de Farmácia Acção Reacção (EQOFAR), da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e têm patente a mensagem da preservação do ambiente.

Os conteúdos didácticos desenvolvidos incluem um conjunto de seis pequenas histórias infanto-juvenis que abordam questões relacionadas com o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e a saúde pública. A mensagem é transmitida através de narrativas assentes em aspectos do quotidiano de uma família e abordando os canais disponíveis para a valorização e recuperação de resíduos variados, designadamente, o sistema Valormed e os ecopontos.

Com esta iniciativa, a DREC, a Universidade de Coimbra e a Valormed pretendem contribuir para a sensibilização das crianças e jovens com necessidades especiais para as questões ecológicas e da preservação da natureza, facultando-lhes suportes de informação (em braille).

Fonte: Campeão das Províncias

 

Data de introdução: 2008-01-15



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.