Portugal com 7.ª maior comunidade de emigrantes

Dados nacionais e internacionais referem que Portugal tem a 7ª maior comunidade de emigrantes do mundo.
Os números foram apresentados no âmbito do «Colóquio sobre as políticas para a juventude, cultura e associativismo nas comunidades portuguesas», que decorreu na Universidade Lusófona.

Segundo refere a agência Lusa, chegou-se à conclusão que Portugal tem a 7ª maior comunidade de emigrantes, a nível global, com base em dados públicos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), pela Organização da Cooperação para o Desenvolvimento Económico (OCDE) e pelas Nações Unidas.

Ana Cristina Ribeiro, da Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, salientou que os dados da OCDE publicados em 2007 referem que Espanha e Suíça são os maiores destinos de emigração portuguesa nos últimos anos.

«Com 1.049.500 emigrantes portugueses no mundo, Portugal possui a 7ª maior comunidade do mundo», afirmou Ana Cristina Ribeiro.
O México, o Reino Unido e a Turquia ocupam os primeiros lugares, noticia o Diário Digital.

 

Data de introdução: 2008-03-13



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.