O Governo espera ter aprovadas nas próximas semanas, possivelmente ate ao final do mês de Maio, as candidaturas à terceira fase do programa PARES, relativas a creches nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (AML e AMP).
De acordo com o ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, que foi ouvido a 20 de Maio numa Comissão Parlamentar, até agora foram já assinados os planos de financiamento para 440 equipamentos sociais, dos 589 das duas primeiras fases do programa PARES. Destes, alguns estão já em construção.
O Governo decidiu ainda lançar uma terceira fase do programa, destinada apenas a creches nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (AML e AMP), onde a taxa de cobertura era ainda inferior à meta do Governo, que ronda os 33%. «O Executivo espera ter, nas próximas semanas, concluída a apreciação das candidaturas», disse o ministro da tutela.
Vieira da Silva deixou ainda alguns dados relativos ao programa, adiantando que 8 a 10 mil postos de trabalho foram criados nos equipamentos sociais e que o investimento público no programa PARES ascende a mais de 200 milhões de euros, cerca de metade do total.
Os acordos de cooperação com as instituições de solidariedade social ascendem a mais de mil milhões de euros.
FONTE: Portugal Diário
Data de introdução: 2008-05-21