CARTA ÀS INSTITUIÇÕES - JANEIRO 2009

SENHOR (ª) PRESIDENTE

Num ano que começa sob a sombra da crise global, dos dirigentes solidários se espera uma alma de esperança, capaz de aperfeiçoar arquétipos e rotas, para dobrar expectativas e sonhos.

Então, as construções erguidas, os afectos consolidados e as realizações percebidas serão apenas sementes plantadas para colher e saborear num qualquer ano vindouro, com maior sucesso e com novas venturas…

1. ACTUALIZAÇÃO SALARIAL

Com o Congresso agendado, não parece ser conveniente a indicação de qualquer valor de actualização salarial nas IPSS para 2009.

Encerrado o Congresso, as negociações com as delegações sindicais para serem acordados os valores de actualização serão retomadas.

Entretanto, considerados vários factores, as Instituições poderão fazer as suas próprias contas e proceder como for julgado mais oportuno. Importa, porém, salvaguardar espaços para posteriores correcções.

2. ANO EUROPEU PARA A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO,
ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA


A Comissão Europeia propôs que 2009 fosse declarado o Ano Europeu da Criatividade e Inovação sob a divisa «Imaginar - Criar – Inovar».

Tem como objectivo sensibilizar os cidadãos dos Estados-membros da EU, para a importância da criatividade e da inovação enquanto competências-chave do desenvolvimento pessoal, social e económico.

A inovação e a criação repercutem positivamente tanto no plano económico como social e permitirá suscitar um movimento forte e global, a favor da transformação destas questões em prioridades políticas duradouras.

3. CALENDÁRIO ELEITORAL DA CNIS

Com vista ao acto eleitoral no Congresso, decorre o processo e o período de apresentação de Candidaturas aos Órgãos Sociais da CNIS:

- Apresentação de Candidaturas: até às 17:00h do dia 16 de Janeiro de 2009
- Verificação das Candidaturas: até às 17:00h do dia 22 de Janeiro de 2009
- Divulgação das Candidaturas (com envio às associadas e afixação no local do Congresso): 23 de Janeiro de 2009
- Acto eleitoral: das 14:30h às 16:30 do dia 31 de Janeiro de 2009
- Afixação dos resultados eleitorais: até às 17:30h do dia 31 de Janeiro de 2009, no local do Congresso

4. CONGRESSO DA CNIS

No Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, nos dias 30 e 31 de Janeiro, sob o lema “Novos Caminhos da Solidariedade”, decorrerá o IV Congresso da CNIS. Será um tempo de reflexão que poderá contribuir para rasgar novos caminhos com direcções e rumos, com postura de leitura partilhada e ampla, assumida pelas Instituições que têm vindo a dar corpo e causas a um sector que se redimensiona. A meta será aquela que sempre pairou no horizonte do sector: a excelência, porque na actividade solidária toda a centralidade é dada à pessoa humana, enquanto destinatário e agente.
Atempadamente, ajuste o seu programa e proceda à inscrição da sua Instituição como delegada ao Congresso. É fundamental a participação no Congresso, que também será eleitoral.
Recorda-se que as inscrições dos Delegados ao IV Congresso Ordinário da CNIS poderão ser feitas na CNIS até ao dia 21 de Janeiro ou no local do Congresso até às 15 horas do dia 30 de Janeiro de 2009.

5. DIAS CELEBRATIVOS

Os dias comemorativos sucedem-se: “Dia Mundial da Paz” (1 de Janeiro), “Dia Mundial do Braille” (4 de Janeiro), “Dia da Liberdade de Culto” (7 de Janeiro), “Dia Mundial da Religião” (18 de Janeiro), “Dia Mundial da Liberdade” (23 de Janeiro), “Dia Mundial dos Leprosos” e “Dia Escolar da Não-violência e da Paz” (30 de Janeiro), “Dia Mundial da Criança com Cancro” (14 de Fevereiro), “Dia Europeu da Vítima de Crime”.

Não deixe de promover na sua Instituição iniciativas de sensibilização e celebração

Com os cumprimentos de respeito e amizade

Porto, 6 de Janeiro de 2009

O presidente da CNIS

Lino Maia

 

Data de introdução: 2009-01-07



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE

As questões da sexualidade e das relações de intimidade das pessoas mais velhas nas instituições são complexas, multidimensionais e apresentam desafios para os utentes, para as instituições, para os trabalhadores e para as...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Orçamento Geral do Estado – Alguns pressupostos morais
Na agenda política do nosso país, nas últimas semanas, para além dos problemas com acesso a cuidados urgentes de saúde, muito se tem falado da elaboração do...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O estatuto de cuidador informal necessita de ser revisto
Os cuidadores informais com estatuto reconhecido eram menos de 15 000 em julho, segundo os dados do Instituto de Segurança Social[1]. Destes, 61% eram considerados cuidadores principais e apenas 58%...