IPSS

Alargamento da medida solar térmico 2009

Portugal é um dos países da Europa com maiores recursos solares, existindo fortes vantagens na instalação de equipamentos para o aquecimento de água a partir deste recurso energético renovável.
O Ministério da Economia e da Inovação (MEI) e o Ministério das Finanças e da Administração Pública desenvolveram uma solução “chave-na-mão” com condições especiais para a aquisição e financiamento de painéis solares térmicos.
Em associação com a Secretaria de Estado da Segurança Social, foram desenvolvidas condições para o alargamento da medida Solar Térmico a Instituições Particulares de Solidariedade Social e Equiparadas, anunciado no passado dia 4 de Agosto pelo Ministro de Estado e das Finanças e da Economia e da Inovação, Teixeira dos Santos, contando com a presença e apoio do Sr. Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques.
Esta medida destina-se a apoiar a instalação de sistemas solares térmicos para a produção
de águas quentes sanitárias (banhos e cozinhas) ou o aquecimento de água de piscinas. Estes sistemas deverão produzir energia que supere 55 a 75% das necessidades energéticas previamente existentes.
Está prevista para esta medida uma comparticipação a fundo perdido que poderá atingir 65% do investimento associado, bem como condições especiais de financiamento junto das principais instituições de crédito.
Para obter mais informações deverá consultar o site www.paineissolares.gov.pt ou contactar a linha de apoio da medida solar térmico: 707 200 636.

 

Data de introdução: 2009-08-16



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.