Helena André, 49 anos, formada em línguas modernas e literatura pela Faculdade de Letras de Lisboa, esteve desde 1981 ligada à União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Foi a sua representante em Bruxelas, mas chegou a secretária-geral adjunta da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e era apontada para ser sua secretária-geral, dentro de ano e meio.
O secretário-geral da UGT elogia-lhe os conhecimentos e as capacidades de trabalho, a flexibilidade e envolvimento nas áreas do emprego e do trabalho.
Faz parte do grupo de António Vitorino, na Res Publica, e foi – com José António Vieira da Silva - redactora do programa do PS para as áreas do emprego e do trabalho.
Sindicalistas da CGTP lembram-se das suas tentativas de isolar a central quando esta aderiu à CES, mas reconhecem-lhe uma visão mais europeia que a da UGT, o que pode temperar o espírito anti-sindical do primeiro Governo Sócrates.
Já para o secretário-geral da CGTP, importa saber quais as propostas concretas face à realidade de desemprego e desigualdade em Portugal que passa pelas áreas da Economia, Saúde, Educação, Finanças e Justiça.
Fonte: Público
Não há inqueritos válidos.