GOVERNO

Sindicalista assume pasta do Trabalho e da Solidariedade Social

Helena André, 49 anos, formada em línguas modernas e literatura pela Faculdade de Letras de Lisboa, esteve desde 1981 ligada à União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Foi a sua representante em Bruxelas, mas chegou a secretária-geral adjunta da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e era apontada para ser sua secretária-geral, dentro de ano e meio.

O secretário-geral da UGT elogia-lhe os conhecimentos e as capacidades de trabalho, a flexibilidade e envolvimento nas áreas do emprego e do trabalho.

Faz parte do grupo de António Vitorino, na Res Publica, e foi – com José António Vieira da Silva - redactora do programa do PS para as áreas do emprego e do trabalho.

Sindicalistas da CGTP lembram-se das suas tentativas de isolar a central quando esta aderiu à CES, mas reconhecem-lhe uma visão mais europeia que a da UGT, o que pode temperar o espírito anti-sindical do primeiro Governo Sócrates.

Já para o secretário-geral da CGTP, importa saber quais as propostas concretas face à realidade de desemprego e desigualdade em Portugal que passa pelas áreas da Economia, Saúde, Educação, Finanças e Justiça.

Fonte: Público

 

Data de introdução: 2009-10-23



















editorial

Mobilidade sustentável e acessível

Mobilidade sustentável e acessível para todos é o conceito de transporte que visa equilibrar as necessidades de deslocação de pessoas e mercadorias com a importância da preservação ambiental, alinhando aspetos...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A greve geral que o governo pediu
Portugal vive a 11 de dezembro mais uma greve geral, uma dúzia de anos depois da última e num contexto económico e social que se diria não justificar tão forte ato de...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Voluntariado de proximidade: missão das IPSS na era digital
A propósito do Dia Internacional dos Voluntários, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que decorreu no passado dia 5, permitam-me que volte a este...