GOVERNO

Sindicalista assume pasta do Trabalho e da Solidariedade Social

Helena André, 49 anos, formada em línguas modernas e literatura pela Faculdade de Letras de Lisboa, esteve desde 1981 ligada à União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Foi a sua representante em Bruxelas, mas chegou a secretária-geral adjunta da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e era apontada para ser sua secretária-geral, dentro de ano e meio.

O secretário-geral da UGT elogia-lhe os conhecimentos e as capacidades de trabalho, a flexibilidade e envolvimento nas áreas do emprego e do trabalho.

Faz parte do grupo de António Vitorino, na Res Publica, e foi – com José António Vieira da Silva - redactora do programa do PS para as áreas do emprego e do trabalho.

Sindicalistas da CGTP lembram-se das suas tentativas de isolar a central quando esta aderiu à CES, mas reconhecem-lhe uma visão mais europeia que a da UGT, o que pode temperar o espírito anti-sindical do primeiro Governo Sócrates.

Já para o secretário-geral da CGTP, importa saber quais as propostas concretas face à realidade de desemprego e desigualdade em Portugal que passa pelas áreas da Economia, Saúde, Educação, Finanças e Justiça.

Fonte: Público

 

Data de introdução: 2009-10-23



















editorial

MULTIDIMENSIONALIDADE DO ENVELHECIMENTO

(...) A forma como a sociedade encara os mais velhos, uma visão redutora, apenas como custos, parecendo ignorar o valor que eles transportam na sociedade e nas famílias, precisa ser urgentemente corrigida, quantificando o seu valor social. O aumento do...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Para regionalizar sem fragmentar a educação e formação profissional
A descentralização da educação em Portugal ganhou um novo impulso com a transferência de competências para as Comissões de Coordenação e...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Cooperação entre as autarquias e as IPSS
Decerto que já tomaram posse todos os eleitos para os órgãos municipais e os das Juntas de Freguesia. É a hora de começar a pôr em prática, progressivamente,...