CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE ALFEIZERÃO

Investimento de um milhão de euros transforma o sonho em realidade

Concretizou-se no passado dia 31 de Outubro, com a sua inauguração oficial, uma já longa aspiração do Centro Social Paroquial de Alfeizerão, a de ampliar e renovar as suas instalações, respondendo assim a uma procura crescente da população, a qual poderá agora ser mais e melhor servida.

Criado em 1970, para responder às questões de ordem social sentidas por uma população de cariz eminentemente rural, como era, à época e em termos gerais a população do concelho de Alcobaça e mais particularmente, a da freguesia de Alfeizerão, desde a primeira hora que esta Instituição Particular de Solidariedade Social estabeleceu fortes laços com a comunidade em que se implantou, ultrapassando a mera vertente das actividades estritamente educativas e alargando, ao longo da sua história, o espectro das respectivas valências a domínios tão importantes e necessários quanto a saúde infantil, a assistência à família ou o apoio domiciliário, que funcionou durante toda a década de 90.

Nestes 40 anos de vida e tal como qualquer outra IPSS, dependendo o seu financiamento em larga medida dos Acordos de Cooperação celebrados com o respectivo Centro Distrital de Segurança Social, no caso o de Leiria e, mais marginalmente pelas comparticipações pagas pelos respectivos utentes, várias vezes os tempos foram de apuro sem que porém, alguma vez houvesse dissipado a vontade de fazer mais e melhor. As novas instalações, são assim o resultado de uma vontade invencível alicerçada na capacidade de acreditar que, como dizia o poeta, “Quando Deus quer, o homem sonha, e a obra nasce!”

De facto, ao iniciar o seu percurso em 1970, a Instituição reciclou instalações já existentes, a saber, o Centro Paroquial, as quais mercê da transformação de uma população maioritariamente rural em urbana e do crescimento demográfico da freguesia de Alfeizerão, muito por efeito da acessibilidade gerada pela construção da A8, deixaram de conseguir responder a uma procura crescente. De igual modo, mercê do facto de resultarem de adaptações e não de uma construção vocacionada de raiz, as antigas instalações dificilmente seriam capazes de cumprir as exigências legais, entretanto entradas em vigor para equipamentos de natureza idêntica.

E assim, em 2002, a pensar começou o sonho, que em 2006 levou à aquisição de um terreno com cerca de 16,000 m2 destinado a futuras instalações, com o lançamento da primeira pedra a ter lugar em Novembro de 2008 e que culminou no passado dia 31 de Outubro com a sua inauguração oficial, muito embora as novas instalações tivessem entrado ao serviço da comunidade logo no dia 1 de Setembro, para o início do corrente ano lectivo 2010/2011.
As novas instalações, que representaram um investimento superior a um milhão de euros, permitirão à Instituição acolher aproximadamente 170 crianças nas valências Creche, Educação Pré-Escolar e CATL, assegurando 26 postos de trabalho directo, o que a converte na maior entidade empregadora da freguesia.

A cerimónia de inauguração oficial, no dia 31, Domingo, foi presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, o qual assinou o Livro de Honra das Novas Instalações. À entrada do edifício, uma placa gravada fica a testemunhar e perpetuar o momento. Na cerimónia, estiveram ainda presentes o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Dr. Paulo Inácio, o Director do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, Dr. Fernando Gonçalves, a Presidente da Junta de Freguesia de Alfeizerão, Natividade Marques, entre outras individualidades e instituições de carácter cultural da vila.

Sem quaisquer apoios da Segurança Social na aquisição de equipamentos e sem acordos de cooperação alargados, apenas com a contribuição financiada pela Autarquia no valor de cem mil euros, as novas instalações do Centro Social só foram possíveis graças à solidariedade de muitos, tendo como suporte a Comunidade Paroquial, solidariedade expressa na adesão à Campanha lançada pela Instituição em 2008, “Navegar no Amor – O Futuro das Nossas Crianças” e, que apesar dos tempos particularmente adversos com que se confrontou, conseguiu recolher não apenas importantes contribuições pecuniárias, como indispensáveis em espécie.
O Centro Social Paroquial de Alfeizerão é uma Instituição vocacionada para o serviço social à infância, com um projecto educativo assente em valores, visando que as crianças possam crescer em “sabedoria, em estatura e em graça”.

 

Data de introdução: 2010-12-13



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...