VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Casos participados às autoridades aumentaram 2% em 2010

O crime de violência doméstica aumentou 2% em 2010, relativamente ao ano anterior, tendo sido participadas às forças de segurança mais de 31 mil casos, indica o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI). O documento indica que, no ano passado, foram registadas 31.235 participações de casos de violência doméstica, mais 692 denúncias. O aumento deve-se a um maior número de ocorrências registadas pela GNR (mais 10,4%), já que a PSP teve um ligeiro decréscimo de 2,7%. Tal como em 2009, indica o RASI, os distritos onde se registaram mais participações foram em Lisboa, Porto, Setúbal, Aveiro e Braga.

Em 2010, tal como no ano transacto, das cerca de 35 mil vítimas identificadas, 82% eram mulheres e, no global, oito por cento tinham menos de 16 anos.

Em contraponto, os agressores - mais de 34 mil identificados -- cerca de 88% eram homens e mais de 90% tinha idade superior a 25 anos.

Em 2009, o RASI indicava que o número de casos de violência doméstica tinha aumentado 10%, registando um aumento em dois anos consecutivos.

Em números globais, a criminalidade participada em 2010 diminuiu 0,6% em relação ao ano anterior.

 

Data de introdução: 2011-03-31



















editorial

2025: A ESPERANÇA NÃO ENGANA?

O ano 2025 já segue o seu curso e a esperança não pode enganar… Agora é tempo das decisões. Decisões que já tardam porque a imprevisibilidade agrava a insustentabilidade…

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Imigração: O exemplo tem que vir de cima
Um velho provérbio diz-nos que quem está mal, muda-se. É o que fazem milhões de pessoas em todo o mundo, há séculos a esta parte. São muitos, mas não...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Um Ano Novo vem aí!
Nas duas últimas semanas, circularam mensagens de Boas Festas, muitas delas simplesmente impressas sem sequer terem a assinatura do remetente e algumas até sem palavras mais personalizadas.